segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Antipatia Cristã - Atos 2 v.47


“Da multidão dos que creram, era só um a mente e o coração”, mas hoje em dia não.

Quando lemos atos, capítulo 2 v. 42 a 47 vemos uma Igreja apaixonante! Não necessariamente pelas pessoas, mas pela atuação poderosíssima do Espírito Santo sobre a vida de todos a ponto de, não só chocar a sociedade, mas também conquistá-la!

Os primeiros cristãos contavam com a simpatia de todo o povo. Lindo isso, não?

Não sou um entusiasta de resgatar práticas da Igreja primitiva. Mesmo por que, não se tratava de uma Igreja perfeita. Prova disso é o episódeo com Ananias e Safira. Mas fatos são fatos. Um fato real é o de que os atuais cristãos não contam hoje com a simpatia do povo. Muuito pelo contrário! Contamos com a antipatia! Onde tudo isso começou?

Talvez tenha começado com a oficialização do cristianismo no império romano. Ou, quem sabe com as cruzadas. Talvez a inquisição seja culpada, ou ainda, tudo isso junto e mais um pouco.

Olhando o texto, creio que é possível descobrir o “segredo” da Igreja para ter a simpatia de todo o povo. Mas não é apenas um! É um conjunto de fatores que gostaria de listar e discorrer sobre eles:

1- Estudo da Palavra com afinco. v.42

Se nos dedicassemos ao ensino dos apóstolos, não teríamos, como evangélicos, nem tempo pra sair falando tanta besteira, desculpem-me, asneiras, por aí. A Palavra de Deus deveria aproximar, mas sua má interpretação promove barbaridades que faz com que muitos se afastem. Inclusive evangélicos.

2- Comunhão e oração. v42

Talvez muitos se perguntem, pra que eu nasci? A resposta é simples, pra nos relacionarmos com Deus e com os outros! Há quem diga que foi para a Glória de Deus que fomos criados. Quem diz isso está redondamente certo! Mas Deus é glorificado através de sua comunhão conosco. E de muitas outras formas também, claro, mas creio que seu relacionamento conosco é o “jeito predileto” dEle.

Basta lembrar que o resumo de toda a lei é “Amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a ti mesmo.” Se isso não tem relação com relacionamento, então não sei o que tem.

3- Temor ao Sagrado e sobrenatural v.43

As vezes nos esquecemos de quem é Deus! Isso é bem grave. Temor tem forte relação com medo. Não estou afirmando que medo é algo presente na nossa relação com Deus, mas temos que entender que temor é um sentimento profundo que envolve total e completo respeito por quem Deus é! Deus é Santo, Santo, Santo. Sua presença resulta em manifestação do Seu poder.

4- Viver sob perspectiva da volta de Cristo

Para os primeiros cristãos, isso era tão forte que simplesmente não sentiam necessidade de ter posses. Pois isso, tudo lhes era em comum. Isso derruba a estrutura, ou a base, do poder! Quem não sonha em poder se livrar dessa loucura que é ter pra se viver? Provavelmente eles não tinham um estilo de vida estressante pois suas ambições não tinham nenhuma relação com posse e competição, mas com a volta de Seu Senhor.

Quero acreditar que como cristãos, ainda podemos contar com a simpatia do povo. Mas apenas se nos voltarmos às praticas resultantes da presença do Espírito Santo, como foi com nossos irmãos do passado.

Só é possível contar com a simpatia do povo novamente, se houver a presença do Espírito. Sendo assim, concluo: Nos voltemos à Deus e à sua Palavra e o povo voltará seus olhos à nós.

2 comentários:

  1. Baita texto velho !
    Está ai o que precisamos

    ResponderExcluir
  2. Um pouco de história com interpretações lindas dos versículos.
    Sem mais, baita texto²

    ResponderExcluir