terça-feira, 7 de fevereiro de 2012

A IMPORTÂNCIA DA VIDA EM SECRETO




Estava lendo a biogafria de Steve Jobs, e me chamou a atenção, o fato de que ele tinha uma obsessão por fazer tudo perfeito, nos mínimos detalhes. Steve era minucioso até mesno nas partes internas do produto. Àquelas que ninguém vê. Àquelas que nem aparecem. Pois ele sabia o que estava no interior de seu aparelho, e queria que tudo fosse feito da melhor forma possível.
É interessante observar, que nós, no entanto, damos muito mais valor para o externo, para àquilo que podemos ver, do que para o interno, àquilo que está longe dos nossos olhos, da nossa percepção.
E isso se estende à nossa vida cristã também.
Infelizmente, os púlpitos estão cheios de obreios, pastores, apóstolos, que aparentam ser espirituais, aparentam ter uma vida com Deus. Externamente, possuem um caráter cristão.
Da mesma forma, os bancos das igrejas, também estão cheios de pessoas que se dizem cristãs, que comparecem à todos os cultos, e em todas as programações, e parecem ter uma vida com Deus.
No entanto, no seu dia-a-dia, quando estão sozinhas, na frente de um computador, ou de uma televisão, ou quando estão em seus trabalhos, ou em ambientes em que não há pessoas cristãs, o comportamento e a conduta delas, são iguais ou até piores que a dos ímpios.
A razão disso, é que a maioria dos cristãos hoje, não tem uma vida de oração,  um tempo com Deus, e com a leitura da palavra. Infelizmente, a realidade, é que temos igrejas cheias, de cristãos vazios. A vida cristã de muitos é extremamente superficial, apenas uma fachada. Poucos tem uma experiência genuína e verdadeira com o Senhor, na sua vida cotidiana.
Jesus nos advertiu sobre isso. Ele disse que valoriza a vida em secreto do crente. Ele dá valor para aquilo que você faz, quando ninguém está olhando. Ele sabe se você faz alguma coisa somente para os outros verem, e te dar algum reconhecimento e elogio. Ele conhece o teu levantar e o teu deitar. E conhece todas as palavras que saem da tua boca, e todos os pensamentos que você tem.
No livro de Mateus, capítulo 6 v.5-8, lemos:
“ E quando vocês orarem, não sejam como os hipócritas. Eles gostam de ficar em pé, nas sinagogas e nas esquinas, para serem vistos pelos outros. Eu lhes asseguro que eles já receberam sua plena recompensa Mas quando você orar, vá para seu quarto, feche a porta e ore a seu Pai que está em secreto. Então, seu Pai, que está em secreto, te recompensará publicamente.” 
Quando temos essa postura, de priorizarmos nossa vida secreta diante de Deus, longe dos olhos dos homens, aí sim, Deus nos recompensará.
Quando oramos sem que ninguém veja, ou ouça nosso clamor. Quando ajudamos alguém, ou damos alguma oferta, sem que ninguém saiba, sem buscar nenhum tipo de reconhecimento. Aí sim, nossa motivação começa a ser corrigida.
É esse tipo de conduta que chama a atenção de Deus.
Precisamos estar constantemente sondando nosso coração e nossas motivações. Senão, acabaremos como aqueles fariseus, criticados por Jesus, os quais ‘oravam em pé na sinagoga’ para serem vistos pelos homens.
Eles priorizavam o exterior. Mas interiormente,  eram como sepulcros caiados.
Temos que buscar a glória que vem de Deus, e não dos homens.
Podemos muito bem estar envolvidos na obra de Deus, no serviço da igreja, e no serviço aos pobres e necessitados, mas com a motivação errada, querendo receber a glória e o reconhecimento por tudo.
O Pr. Marcos de Souza Borges, em seu livro “O Obreiro Aprovado”, falando sobre a nossa vida de intimidade com Deus, afirmou: “A vida íntima com Deus sempre precede a vida pública com os homens... Sem uma vida íntima com Deus, agregamos uma inconsistência que, mais cedo ou mais tarde, nos fará vítimas da vida pública e da imagem que tentamos sustentar perante as pessoas. Esta foi a terrível transgressão que desqualificou Saul como rei. Mesmo depois de desobedecer a Deus, ele ainda continuou mais preocupado com a sua imagem pública, do que com a sua situação diante de Deus”.
Em João 5.41, Jesus disse: “Eu não aceito a glória dos homens.”
Mais adiante, no v.44, lemos: “ Como vocês podem crer, se aceitam glória uns dos outros, mas não procuram a glória que vem do Deus único?”
Qual é a glória que você tem procurado? A de Deus ou a dos homens?
Você tem dado prioridade para sua vida em secreto com Deus? O que você faz quando está sozinho? Quando ninguém está olhando?
As boas obras que você faz, você faz para quem? Para Deus? Ou para receber o elogio e o reconhecimento dos homens?
É tempo de parar de olhar para os outros, ou para o que está de errado na igreja, e olhar para si mesmo.  Examine-se, e veja como realmente está sua vida no altar de Deus.
Que nesse ano de 2012, você possa aprender a colocar em primeiro lugar, a sua vida em secreto com Jesus, procurando experimentar mais da glória de Deus, e buscar menos o reconhecimento dos homens.
Deus te abençoe, em nome de Jesus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário