quarta-feira, 13 de junho de 2012

Santidade: Um Estilo De Vida




Primeiramente vamos quebrar esse paradigma de que santidade é sinônimo de perfeição. O significado fundamental de santidade é “separateness”, ou seja; trata-se de algo separado do comum, da rotina, da mesmice.


Pois vocês são um povo santo para o Senhor, o seu Deus. O SENHOR, o seu Deus, os escolheu dentre todos os povos da face da terra para ser o seu povo, o seu tesouro pessoal – Deuteronômio 7.6


Infelizmente muitos têm adotado e associado o termo santidade com perfeição, e isso tem gerado uma confusão enorme no meio cristão. Quando pensamos em perfeição logo nos vem à mente que somente Jesus foi Santo, e nenhum outro homem será capaz desse nível de santidade (e aqui sim associamos com a perfeição).


Eu vou além a afirmar que o termo santidade hoje está ligado a expressão religiosa por excelência, onde muitos fazem uma estreita ligação que se pode encontrar em qualquer lugar entre a religião e o sagrado. Alguns fazem a dicotomia entre o sagrado e o profano, e para ser santo não se pode dar lugar ao “profano”. Porém, santidade em uma grade variedade de expressão (e no meu ver), é o núcleo íntimo de fé e prática religiosa.


Santidade se refere a sua natureza essencial, não é tanto um atributo de Deus, pois é o próprio fundamento do seu ser”.


É por isso que nós declaramos ao Senhor: “Santo, Santo, Santo” (Isaías 6.3)


Esforcem-se para viver em paz com todos e para serem santos; sem santidade ninguém verá o Senhor - Hebreus 12-14


O que o autor de hebreus quer nos ensinar aqui, é que santificação é pureza de vida. Ela vem de Deus (Hb 13.21) e é orientada através da correção do Pai (Hb12.10). Ninguém verá o Senhor, isto é; estar com Deus que é o alvo da salvação. Agora aqueles que pela graça e por intermédio da fé seguem e recebem a santificação de Cristo, certamente verão a Deus e se tornarão semelhantes a Ele.


Pois esta é a vontade de Deus: a vossa santificação – I Tessalonicenses 4.3


Essa é uma grande questão que poucos têm se policiado, muitos tem vivido como cães que não ligam para o que é sagrado. Ser santo não significa ser perfeito, mas ser íntegro de coração e reconhecer que é falho e pecador, que necessita da graça de Deus todos os dias. 


A santificação é um processo que nos faz amar mais as coisas de Deus, do que as do mundo. É através da santificação que Deus passa a agir em nós de maneira que nos assemelhamos mais a Ele. Precisamos observa a Palavra de Deus, porque esta é a principal forma de nos santificarmos realmente no Senhor (Salmos 119.9)


Santidade é uma escolha, um estilo de vida. Mas para isso é preciso abrir mão de muitas coisas, e principalmente renunciar a sua própria vida para ser “santo”. Mas lembre-se, é mais importante obedecer a Deus do que a homens. Se o seu prazer está em Deus e em seu Reino, viver uma vida de santidade pode se tornar “fácil”.


Deus o abençoe nessa caminhada por santidade.


@Faysonmerege

4 comentários:

  1. Deus vos abençoe grandemente por compartilhar esse assunto, pois em muito me edificou com as referência biblicas

    ResponderExcluir
  2. Muitas ocasiões de pecado, eu não as evitei, elas me foram evitadas, diplomáticas e providenciais. Voltarei 40 anos atrás. Éramos 2 engenheiros. O colega, profissional espertíssimo, casado pai de 3 filhas, era, porém, acometido de satiríase. Morávamos juntos em uma frente bandeirante e urbana de obras, interiorzão de Minas. Boca da noite por vezes ele me convidava para irmos juntos a baladas e badalações. Cada um no seu carro, a premissa é que iríamos pegar mulher. Na boate eu até curtia alguns embalos em meio a luzes foscas, trepidantes, num mar de silhuetas de mulheres lindas, perfumadas e seminuas. De repente os Céus me mandavam que eu fosse embora. Nunca passava de 1 hora da madrugada, eu simplesmente desaparecia. Era como que uma fuga, fuga das ocasiões de pecado. Madrugadona eu percebia ele chegando em casa sempre com uma mulher. Nunca mais ouvi falar deste nobre colega. Eu não preciso saber, Deus sabe e Deus é poder e misericórdia...:)

    ResponderExcluir