quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Os evangélicos e a graça: Contradição constantemente atual.

A historia dos protestantes brasileiros é marcada por contradições muito claras para a maioria das pessoas que se dão ao trabalho de estudar e pesquisar sobre as várias correntes existentes no Brasil. Porém uma das maiores acontece hoje em dia. As igrejas mais históricas como Metodista, Presbiteriana, Luterana, Batista tem vivido um período de “avivamento espiritual” altamente pautado em experiências como “encontro com Deus” e uma “chamada” para que o Espirito Santo venha (Ué mais ele já não está aqui desde o pentecostes em Atos dois?) até nós e faça isso ou aquilo. Na verdade hoje temos a visão de um Deus servo, que apenas existe para nos “dar” do bom e melhor, porém eu não quero dizer se isso está certo ou errado quem vai para o céu ou para o inferno. Essa primeira parte da reflexão tem como proposito levantar a bola dentro dessas igrejas históricas: E a graça cadê? Onde hoje em dia tem se escondido a graça dentro das nossas igrejas? Perdida entre a “libertinagem”?( O grande trunfo na hora de se falar contra o evangelho da graça).Ou será que ela anda simplesmente adormecida no coração dessas igrejas que em sua historia tem grandes defensores dessa GRAÇA que hoje desapareceu? Caso de Spurgeon, Wesley, Whitefield e por ai vai.

A minha opinião é que a graça tem se perdido entre os milhares de estratagemas que as igrejas na atualidade têm adotado para trabalharem com jovens e famílias. Para os jovens o cardápio é repleto de “não faça” que vai desde não fazer sexo antes do casamento até o “não se misturar” com o mundo, coisa tal que vai contra o que Jesus nos ensinou, pois deveríamos ser “Sal e Luz da terra” não? Muito bem agora para as famílias temos as campanhas que se misturam entre atos espirituais e uma disfarçada barganha por parte de uma grande maioria diante de Deus. Isso não quer dizer que eles sejam de Deus ou do diabo, na verdade isso mostra o quanto Jesus e a mensagem da graça tem ficado para trás em nossas igrejas. Importamo-nos mais com as estratégias do que com o poder de ação do Espirito Santo no convencimento do pecado, justiça e juízo. Focamos no nosso intelecto e tiramos a igreja das mãos de Jesus, nos consideramos praticamente “guias” que levam pessoas ao céu. Enquanto Paulo grita aos ouvidos dos Efésios no capitulo 2.

Pois pela graça de Deus vocês são salvos por meio da fé. Isso não vem de vocês, mas é um presente dado por Deus. A salvação não é o resultado dos esforços de vocês; portanto ninguém pode se orgulhar de tê-la.”(Efésios 2. Vers. 8,9)

Isso eu falo das igrejas históricas, mas e o que dizemos das igrejas novas que com suas doutrinas praticamente “certificadas” pelo divino de que se cumpridas levam ao céu? O que podemos dizer? Na verdade prefiro o silêncio, pois cada vez mais ficam claros os objetivos dos líderes dessas congregações que nem nomeadas precisam ser. Deus usa até mesmo do sujeito mau caráter que desvia dízimos e disso não tenho duvida, pois ELE é Deus e faz até mesmo o pecado cooperar para a sua vontade, porém também não tenho dúvidas quanto ao peso que esses líderes têm tomado sobre si desnecessariamente. Quando ele esconde atrás de si o “mapa” que nos guia para GRAÇA, ele leva ao mesmo tempo o povo a viver pela lei e como Paulo diz aos Galatas:

Eu me recuso a rejeitar a graça de Deus. Pois, se é por meio da lei que as pessoas são aceitas por Deus, então a morte de Cristo não adiantou nada” (Gálatas 2. Vers. 21)
Cristo nos libertou para que nós sejamos realmente livres. Por isso, continuem firmes como pessoas livres e não se tornem escravos novamente. Prestem atenção! Eu, Paulo, afirmo que, se vocês deixarem que os circuncidem, então Cristo não tem nenhum valor para vocês. (Gálatas 5. Vers. 1,2)

Mas o que eu quero enfim falar com isso tudo? Quero dizer que a graça e misericórdia de Deus são muito maiores que nossos planos e ideias a respeito do que devemos ou não fazer. Que somente buscando um equilíbrio enquanto cristão vamos poder desfrutar dessa liberdade que a graça nos concede. Quero deixar uma mensagem de incentivo a você que pertence a igrejas e congregações que tem tais práticas que você discorda ou concorda (tanto faz): não condenar ninguém ao inferno, mas em você começar a mudança. Uma mudança contínua para que as pessoas vejam na visão do amor e graça uma alternativa possível sim de transformação através do evangelho e que apenas estava esquecida nos subsolos teológicos da historia. E que Jesus ainda sim intercede diante do Pai por nós, que nós não precisamos de “pai – postolos” que intercedam por nós, que o Espirito Santo já está entre nós e operando como sempre operou. Tenham fé e força, pois Deus continua a ser Deus mesmo com algumas pessoas tentando tirar Ele do seu trono.
Que a graça de Deus através de Jesus ilumine nossos caminhos.

Um abraço no amor em Cristo.

Seu servo.

Julio Cesar Perbichi – Líder ministério OQC?
@Julitones

Nenhum comentário:

Postar um comentário