domingo, 24 de abril de 2011

Páscoa: Morte, Ressurreição e Nova Vida

Para muitos, a Páscoa se tornou a "Festa dos Chocolates" mesmo sabendo o verdadeiro significado da mesma, que é a Paixão de Cristo, A Morte, Ressurreição e Nova Vida. E isso se dá ao luxo de como o capitalismo é influente no nosso mundo, ou para os mais conservadores do cristianismo, ação do Diabo para mudarem o foco, principalmente para as crianças. 

Acredito que a Páscoa além de ser uma tradição, se tornou algo "obrigatório" a se lembrado e comemorado. Para os "cristãos", a Paixão de Cristo. Para os "não-cristãos", a "Festa dos Chocolates". Mas, eu gostaria de questionar o fato de que, somente devemos nos lembrar da Paixão de Cristo, na Páscoa? Não deveríamos nos lembrar dessa atitude de AMOR todos os dias? Porque temos que "comemorar"/"lembrar" o que Jesus fez por nos com datas específicas?

#Pare #Pense #Reflita TODOS os dias.

Bora Refletir um pouco então, sobre a Páscoa?

Primeiramente, Páscoa do hebraico pessach significa passagem. Poderíamos entender que: Páscoa é a passagem da Morte para a Vida, a Nova Vida. Como no título desse texto, eu vejo a Páscoa com as três dimensões: Morte, Ressurreição e Nova Vida. Vejamos:

Morte: Se lermos os livros do Antigo Testamento, notaremos quantos sacrifícios eram feitos com animais, para a purificação dos pecados. Porém, somente animais puros poderiam ser sacrificados. Deus exigia sacrifícios de animais para que a humanidade pudesse receber perdão dos seus pecados (Levítico 4:35; 5:10). De acordo com Levítico 1:1-4, um certo procedimento era para ser seguido. Primeiro, o animal tinha que ser perfeito. Segundo, a pessoa que estava oferecendo o animal tinha que se identificar com ele. Então, a pessoa oferecendo o animal tinha que infligir morte ao animal. 
Todos sabem que a morte de Jesus na cruz, foi para pagar o preço dos pecados da humanidade. Mas poucos o vêem como o Cordeiro Perfeito ao sacrifício. E não o foi crucificado como um "Ser Supremo", mas como Homem, se fazendo igual a mim e a você. Eu vejo a Morte na Cruz o sinal verde para a liberdade. O divisor de águas entre a humanidade e Deus. O Véu rasgado me dá livre acesso para me achegar a Deus, mesmo sendo pecador.  A morte de Jesus na cruz, foi a maior prova de amor que alguém já fez por mim. Para você, o que significa a morte? Como você vê Jesus morto em uma Cruz?

Ressurreição: "Eu sou a Ressurreição e a vida. Quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá. E quem vive e crê em mim não morrerá" (Jo 11.25). Lembremos da ressurreição de Lázaro, onde fica claro que quem crê em Jesus há de viver, mesmo estando morto. Nem mesmo a morte é capaz de excluir o amor. O amor é mais forte que a morte. Todos sabem que  ao 3º dia Jesus ressuscitou dos mortos. (Quando souberam do acontecimento, muitos disseram que a profecia havia se cumprido). Poucos sabem que quando a ressurreição ocorre em sua vida, Jesus está em você, Jesus ressuscita você. É assim que eu vejo a ressurreição de Cristo, a esperança de uma Nova Vida. Pois quando eu ressurjo do túmulo para a vida, eu caminho ao encontro de Jesus, mesmo que não o veja, mesmo que não pense nele. Para você, onde é que existe vida verdadeira e onde há somente rotina vazia? Quando você sentiu a ressurreição em sua vida?

Nova Vida: "...Eu vim para que tenham vida, e vida em abundância" (Jo 10.10 parte "B" do versículo).  No evangelho de Lucas, Jesus se apresenta a nós das mais diferentes maneiras, como guia e autor da nossa vida. Conduz-nos à vida, pondo-se à procura do que se perdeu em nós e levando-nos novamente a plenitude. Jesus me trás uma Nova Vida. Jesus se encontra onde existe vida, e não onde, por meio da vida, nós nos refugiamos recorrendo a uma devoção regulamentada (Anselm Grün). Todos querem uma Nova Vida. Mas poucos a recebem a Nova Vida que Jesus, a Ressurreição oferece. "Para mim a vida é Cristo, e a morte, lucro" (Apóstolo Paulo em Filipenses 1.21). Em que consiste a vida para você? Você poderia hoje, durante o dia todo, tentar completar a frase: "Para mim a vida é ..." É esta experiência que Jesus lhe permite fazer: Você é livre para viver.

Tente experimentar a Páscoa esse ano, de uma forma diferente de todas as que você já "Comemorou/Celebrou". Para você "Não-cristão" que "Celebra" com a "Festa dos Chocolates" ou para você "Cristão" que "Celebra" por "rotina" da sua Igreja, tente ver Jesus como o "Morto", mas que Ressuscitou e lhe trouxe a Nova Vida HOJE.  

4 comentários:

  1. Como Deus fala!
    Devemos celebrar a morte e ressurreição de Cristo todos os dias.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso texto! Parabéns.
    Vou mostrá-lo à algumas pessoas.

    ResponderExcluir
  3. Como Sempre: baita Texto (um dia ainda descubro da onde tu copia, HAHA, zuei ;p)

    Continuei recebendo chocolate nessa Páscoa, como em todas as outras, mas a diferença de uns 7 anos para cá, é que eu vivo o Significado!

    Fiquem na Paz!

    ResponderExcluir
  4. AMAZING! inspirado por Deus mesmo!
    que Deus continue abençoando a sua vida e da equipe do #TransformadosPeloEvangelho .
    God Bless you guys
    :*

    ResponderExcluir