segunda-feira, 25 de abril de 2011

"Música Secular": É Pecado ou não?


Salve Salve galeritia, hoje o assunto que trataremos é meio "polêmico". Afinal são diversas opniões sobre o mesmo, fazendo-o assim, de certa forma, um bom debate. Primeiramente, gostaria de deixar bem claro (Antes que seja apedrejado) que estarei dando a minha opnião e o que EU acho sobre o mesmo, portanto, se alguém comentar, comente com moderação. Você cara leitor, é livre para não concordar, todavia não usar de ignorância. Ou então, faça como nossos amigos do @Crentassos, faça uma trollagem bacana, que gere algo construtivo para ambos.

 Eu tenho poucos anos de Cristão, faz cerca de 4 anos que me converti verdadeiramente e que venho tentando a cada dia ser um cristão verdadeiro em meio esse mundo "em-vão-gélico". Tenho meus confrontos comigo mesmo, diariamente. Não sei todas as respostas, Não sei tudo sobre religião, dogmas, doutrinas e derivados (E acho que nem queria sabe-las). Tenho tentado caminhar em uma forma diferente no cristianismo, mas não posso e nem devo perder a essência do Verdadeiro Evangelho. Enfim, fica pra outro post descorrer sobre o que EU ando pensando desse "Mundo Gospel" e do "Mundo Cristão" Atual. Voltemos ao tema: "Música Secular": É Pecado ou não?

Eu partiria do princípio tal: "Alguns (Ou a maioria) dizem que ouvir a "música secular" é pecado, porque os compositores não estão adorando o Deus, não foi feita pra Deus, etc e blá blá blá". Mas, convenhamos que a MÚSICA de qualidade hoje, tanto no "gospel" como no "secular" está difícil. Convenhamos também que, existem músicas de qualidade no meio "secular", como existem músicas ruins, abusivas, de adoração a Satanás e isso é explícito (Não darei exemplos, para não dizerem que sou "Ignorante" ou coisa e tal). Mas eu gostaria de entrar no seguinte questionamento:

"Se ouvir a "música secular" é pecado, não seria pecado também eu usar citações/ler livros/assistir filmes/programas de Tv secular/mundando?" Em tudo isso, nós escolhemos o que é bom e o que é ruim para nós. Ninguém assiste filme de Terror, Ninguém lê um livro "macabro", ninguém usa frases de Satanistas, por exemplo. É muito fácil dizermos que ouvir a "música secular" é pecado, mas ao mesmo tempo, usarmos e abusarmos do que eu citei acima que TAMBÉM veio de pessoas seculares, que NÃO louvam a Deus, com o que fazem.

Quantos cristãos HOJE, não usam as frases bonitas da Clarice Lispector, não assistem um filme romântico, lê um livro com história bonita e etc? Por acaso, não escolhem o que é mais interessante, e o que é melhor para cada um?

Então, entramos no texto do Apóstolo Paulo em Filipenses 4:8: Quanto ao mais, irmãos, tudo o que é verdadeiro, tudo o que é honesto, tudo o que é justo, tudo o que é puro, tudo o que é amável, tudo o que é de boa fama, se há alguma virtude, e se há algum louvor, nisso pensai. 
E pra deixar mais claro ainda, o Apóstolo Paulo em 1ª Coríntios 10.23 diz: Todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas convêm; todas as coisas me são lícitas, mas nem todas as coisas edificam. 

Interessante e intrigante, não acha? Porque com a "música secular" é pecado ouvir, e não é pecado assistir um "filme secular"? Acredito, que nós temos que parar com essa ignorância muitas vezes. Se tudo o que for "secular" é pecado, teríamos que viver em um "Mundo Gospel", onde teríamos que somente ouvir "música gospel", assistir "programa gospel", ler "livro gospel", estudar em "escola gospel" e tudo quanto é "gospel", não acham?

Certa vez, fiz essa pergunta para o @Clebermpc: " Se a música "secular" tem uma letra agradável, a musicalidade também, mas os integrantes bebem, fumam e tudo mais. É errado escutar determinada banda?" E a resposta, foi a seguinte:
Se me permite, gostaria de responder a essa pergunta com uma outra pergunta. É errado ouvir música "não secular", ou "gospel", sendo que os integrantes que as tocam, mentem, fofocam, praticam glutonaria, julgam, acessam pornografia na internet, entre tantas outras coisas sendo que esses, sabem que é pecado? Afinal, os que fumam, bebem e tudo mais, não sabem ou não consideram que o que fazem seja pecado. Não dá uma boa reflexão isso?

Bom, falei, falei e não dei minha opnião. Então falarei o que penso!
Com tanto questionamento que fiz acima, já deu pra perceber +/- o que penso, não? Mas enfim, não acho "Pecado" ouvir, desde que EU saiba o QUE e QUEM ouvir. Mas, não posso ser Liberal enquanto isso, não posso me deixar corromper por isso. Tenho que saber o que de FATO é bom e ruim pra mim.  Mas, se você acha que ouvir a "Música Secular" te implica na Salvação, não escute. É simples.

"Jesus, andava com os pecadores, e isso não fez d'Ele um pecador".
Mas, cuidado com QUEM ANDAS, OS LUGARES QUE FREQÜENTA, NÃO É PORQUE TODO MUNDO FAZ, QUE ÉS ISENTO AO PECADO. A LIBERDADE EM CRISTO JESUS, NÃO LHE DÁ O DIREITO DE FAZER TUDO O QUE BEM ENTENDER.

11 comentários:

  1. Falou e disse!!! é uma questão de posicionamento...
    além de ser algo que nos convém ou não, temos que cuidar para não escandalizar os demais, para não deixar q eles pequem por nossa causa

    "Por isso, se a comida escandalizar a meu irmão, nunca mais comerei carne, para que meu irmão não se escandalize."
    1 Coríntios 8:13

    Por outro lado, devemos ver se as tais "músicas seculares" não sejam um propósito maior que nossa vida com Deus! para que isso não venha a atrapalhar nossa caminhada com Cristo!

    "Portanto, se o teu olho direito te escandalizar, arranca-o e atira-o para longe de ti; pois te é melhor que se perca um dos teus membros do que seja todo o teu corpo lançado no inferno.
    E, se a tua mão direita te escandalizar, corta-a e atira-a para longe de ti, porque te é melhor que um dos teus membros se perca do que seja todo o teu corpo lançado no inferno."
    Mateus 5:29-30


    That's all!
    mais uma vez... A.M.A.Z.I.N.G. !!!
    God keep blessing you ;]

    ResponderExcluir
  2. excelente Fay!
    temos que tomar muuito cuidado para não se contaminar. Ter discernimento nesse sentido é fundamental. Ouvir musicas que não sejam do gênero gospel, não se torna um pecado, SE, vc não se deixar levar por muitas coisas ruins que elas transmitem. Preste muita atenção nas letras, muitas vezes vc pode se espantar com elas. (muitas pessoas nem prestam a atenção no que cantam!)
    parabéns Fay, como sempre, vc posta um assunto interessante e que esclarece muito a muitas pessoas! Leticia Florencio.

    ResponderExcluir
  3. Ah eu vou comentar =) Confesso que pensei algumas vezes se ia comentar ou não. Quando abri o blog (pela primeira vez também) e vi o tema pensei: Putz mas de novo, música secular, que saco! Ai vem Deus e manda uma em mim, como se fosse aqueles tipos de tapa na nuca que você leve de vez em quando pra acordar rsrs. O que pode estar explícito pra mim, nas minhas convicções, pode ser uma dúvida nova para alguém, algumas pessoas que chegarem nesse blog e que lerem esse post poderão realmente estar com essa dúvida sobre música. Deus me mostrou que eu tenho que pensar mais no coletivo, do que no que importa pra mim. Então antes de tudo, parabéns pela iniciativa do post sobre o tema.
    Mas então vamos lá o/
    Minha opinião sobre música secular: PRA MIM, na MINHA concepção não é pecado ouvi-la. Até porque parece que quem marginalizar esse tipo de música esquece de que até as músicas que são entoadas nos teatros mais exuberantes do Brasil e do mundo também são "seculares" e partindo dessa idéia ai, pra mim pecado é não ouvir Bach, Mozart e todos os seus outros amigos. rsrs Sério. Eu acredito que cada um de nós deve responder diante de Deus pelas suas próprias escolhas e decisões, dentro da luz que possuímos. Jogar a responsabilidade para outros (no caso aqui, colocar a culpa no fato de ouvir música secular) não resolve o problema na minha vida espiritual.

    Bem é meio que isso que eu penso.

    Queria tecer um outro comentário que vem a minha cabeça sobre essa questão do ouvir a música secular. PRA MIM as pessoas que estão com essa dúvida essas podem ser divididas entre as que realmente tem interesse em saber que é a real, se é mesmo pecado ou não, que se importam em saber o que os outros pensam, e as pessoas que fazem esse tipo de pergunta e que também ficam fazendo perguntas do tipo é pecado usar brinco, é pecado fazer tatuagem e coisas do tipo. E infelizmente existem alguns cristãos, filhos de Deus que estão mais pra dispersão do foco central da vida cristã. Antes de se importar com o ouvir a música secular ou não, se isso vai te levar pro inferno ou não, as pessoas tem que mudar a forma de pensar, o pecado não é só o matar, o adulterar, o roubar, ou não fazer algo que te dizem ser certo ou errado, o pecado é odiar, é instrumentalizar pessoas para o seu prazer. Antes de saber se a ouvir música secular é pecado ou não, busque saber o que é pecado. O pecado não esta naquilo que você faz, ou nesse caso, naquilo que você ouve, ou onde você toca, ou onde você vai, o pecado está dentro de você, porque pecado e mal não é o que você come, é o que você fala, porque o que contamina o homem não é o que entra é o que sai, é aquilo que já está la dentro do coração.

    Bem, eu espero ter explicado mais ou menos a minha idéia espero novos post pra vir trollar. =)

    ResponderExcluir
  4. Sem muito a acrescentar, acho que é isso o bacana. Diversas opniões e respeito.
    Deus Abençoe.

    ResponderExcluir
  5. O seguinte para mim nunca vai ser pecado ouvir a musica secular,mais sim é pecado o que ela te induz a fazer.

    Os cantores de onde quer que sejam ministram algo de algo que acreditam,se a pessoa faz uma musica para DEUS,o intuito no que ela acredita vai ser cantando e ministrado a quem estiver ouvindo.

    O que a sua musica te lembra e te faz fazer?Te ajuda ou atrapalha?Não é pelo seu achar que não tem nada haver,mais de acordo com as escrituras o que a musica te leva a ser?Você mesmo ou o que DEUS planejou para ser?

    Eu prefiro não arriscar em escolher o que ouvir,somente ouço de quem a faz para DEUS.

    Escuto somente musica gospel!

    ResponderExcluir
  6. Minha net caiu ontem quando fui comentar.

    Eu acredito que você deve observar em que, e de que forma isso vem afetando a sua vida.
    Esta ouvindo música secular? Esta te afastando de Deus? Então pára!
    Acredito que isso depende da letra. Se a música traz automaticamente maldição pra sua vida então é desagradável a Deus.
    Eu procuro ouvir músicas gospel e qdo não é procuro traduções, reflito na letra pra saber o que estou cantando.
    Mas o melhor a fazer é... Orar, falar com o Senhor e peça pra Ele tirar tudo que não O agrada. Se as músicas que você ouve não for do querer Dele, Ele vai te fazer mudar de gosto.

    O outro texto tava melhor. Mas acho q consegui expressar.
    Deus abençoe v6. A Ele todo o louvor!

    ResponderExcluir
  7. Gostaria apenas de dizer que música gospel NÃO EXISTE! A não ser que você esteja referindo-se ao estilo de música de coral de negros norte americanos.
    Quem é esse tal de @clebermpc que vc citou? O cara te respondeu com perguntas? Pô, então não respondeu! hehehe

    Abraços Fayson

    ResponderExcluir
  8. Extremamente esclarecedor. Gostei muito desse blog, acabo de me transformar em leitor dessa home. Muitas pessoas fecham a mente quando se trata de coisas "seculares". Philip Yancey, meu autor preferido, cita inúmeras vezes escritores não-cristãos, não-gospel e "não-salvos" em suas obras. E é o melhor autor cristão da atualidade. A maioria das suas obras se tornaram best-sellers.

    É isso. Mto bom o artigo. Parabéns Fayson!

    Abs Fraternos.

    Juliano - @julianno_86

    ResponderExcluir
  9. Oi,
    Sou nova por aki, e confesso q gostei mto do blog!
    Em relação ao post, faço minhas as sua palavras e acrescento: o pecado está em ser hipócrita e farizeu achando q pq se ouve "só musica gospel" se é mais santo.E a santidade está em no se parecer mais com Cristo.
    Vivemos num mundo "secular" sendo assim devemos ser iguais a Cristo num mundo diferente de Cristo(e mto pq o mundo jaz no maligno).
    Enfim, a questão pontual disso td é q o pecado não está em ouvir musica secular, ou ler um livro secular ou ver um programa de tv secular e sim em q as pessoas vejam Jesus em nós no dia a dia, no amor para com o próximo, e nas atitudes q refletem a Glória de Cristo e mostram q somos diferentes!
    Bjos e paz, no amor do Papai =D

    ResponderExcluir
  10. a questão não é ser pecado ou não ser pecado... a questão é Jesus sempre digo SEMPRE ensina a nos preocupar com o proximo, Ele nos salva para sermos sementes do reino Dele nessa terra(Mateus13;38)... e semente pra germinar tem que morrer, nossas angustias problemas prisões Ele levou agora estamos livres, presos a Ele somos livres, creio que o maior problema é termos discernimento no Espirito, tudo absolutamente tudo sentir o alegrar a Ele, existem musicas que simplesmente não acrescentam NADA, seja "gospel" ou não gospel, infelizmente existem tantos hinos na igreja que falam tanta bobagem e heresias qeu particularmente são piores que musicas la de fora é fato, não vou parar para olhar a vida de quem escreveu a musica ou seja la oque for, eu quero é saber que o Espirito Santo de Deus ta no negocio, e se Ele vai testificar com meu espirito, e ponto, para isso temos que buscar uma vida de oração e comunhão com a Palavra o resto Ele faz, não sou eu ou ninguem que vai convencer. apenas ORAI E VIGIAI...

    fiquem na Paz

    ResponderExcluir
  11. Muito bom o texto!
    Moderação e equilíbrio é sempre a melhor resposta, sendo que são nossos olhos e consciência que determinam nossa posição frente ao todo, sempre debaixo da graça!
    O sacro e o profano cessa quando individualizados em Cristo admitimos que NEle tudo subexiste...
    Pensando nisso surgiu um blog legal!

    www.musicadomundoblog.blogspot.com

    ResponderExcluir