segunda-feira, 18 de julho de 2011

Os Direitos Do Espírito

O Espírito não é dirigido por ninguém. Ele age como quer, onde quer e quando quer. Ele tem direitos que exerce soberanamente. O livro da Bíblia que mais de-monstra os direitos do Espírito é o livro de Atos.

1. O direito de vir. O Espírito veio sobre os gentios em Cesaréia. Este derramar do Espírito acabou com a diferença entre o povo e os uniu num só corpo.

2. O direito de falar. O Espírito disse a Felipe para ele se aproximar do carro que conduzia o eunuco de volta à Etiópia. Disse a Pedro que aceitasse o convite do cen-turião Cornélio e fosse a Cesaréia sem qualquer relutância. Disse à liderança da igreja de Antioquia que lhe separasse a Barnabé e Saulo para uma obra especial.

3. O direito de dirigir. O Espírito corrigiu os itinerários de Paulo, impedindo-o de pregar a Palavra na Ásia ou na Bitínia, e encaminhando-o para a Macedônia. Ele dirigiu o concílio de Jerusalém na delicada questão de não impor os costumes ju-daicos aos gentios convertidos.

4. O direito de encher. O Espírito encheu os discípulos no dia de Pentecostes. Ho-mens como Pedro, Estevão e Paulo eram repletos do Espírito. A plenitude do Espí-rito era algo normal e constante entre os primitivos cristãos, uma qualificação exi-gida para o exercício do diaconato. Daí a ordem paulina: "Enchei-vos do Espíri-to." (Ef. 5.18).

5. O direito de incendiar. O Espírito é sinônimo de fogo. João Batista mesmo preve-niu que o seu batismo era com água para arrependimento, mas o batismo de Je-sus seria "com o Espírito Santo e com fogo" (Mt 3.11). Por esta razão, as línguas distribuídas entre os discípulos no dia de Pentecostes eram "como de fogo". O Es-pírito incendeia os corações, as igrejas e a obra missionária. O fogo se alastra pe-los confins da terra.

Daí esta outra exortação de Paulo: "Não apagueis o Espírito."( I Ts 5.19).
Se é necessário conhecer e respeitar os chamados direitos humanos, quanto mais se impõem o conhecimento e o respeito aos direitos do Espírito.
É por este caminho que a Igreja há de recuperar a sua pureza, autoridade, influên-cia e glória. A igreja tem que estar sob o Espírito e a seu serviço.

2 comentários:

  1. Muito bom amado precisamos é deixar DEUS nos guiar atraves do Espirito Santo, pois Ele sabe de todas as coisas e seu proposito é perfeito

    ResponderExcluir
  2. Que texto maravilhoso! Conciente de que é o Espírito que faz e sem Ele, nada do que fazemos tem relevância! É o Espírito que pode mover a Igreja Militante! Que o Espírito recaia sobre nós com porção dobrada!
    Um grande abraço.

    ResponderExcluir