quinta-feira, 22 de março de 2012

PEREGRINO DE CORAÇÃO


"Como são felizes os que em Ti encontram sua força, e os que são peregrinos de coração! Ao passarem pelo vale de Baca, fazem dele um lugar de fontes; as chuvas de outono também o enchem de cisternas. Prosseguem o caminho de força em força, até que cada um se apresente a Deus em Sião.". Salmo 84: 5-7 - NVI
O salmo 84 na Nova Versão Internacional, traz no versículo 5 a expressão “peregrino de coração.”
Segundo o dicionário Aurélio, “Peregrino”  é uma pessoa que viaja, anda longamente por lugares vários e distantes.
O peregrino não tem um lugar fixo. Ele está sempre passando por vários lugares. Não possui residência certa. Por isso, não se apega ao lugar onde passa, e nem pode ter muitas coisas, pois sempre está de saída para algum lugar.
Quando penso em um peregrino, me vem à mente a figura de uma pessoa com uma mochila nas costas, carregando consigo somente o que é essencial, indispensável a sua jornada. 
O salmista fala de como são felizes aqueles que extraem sua força do Senhor, e que são peregrinos de coração.
Penso que o salmista, ao usar essa expressão 'peregrino de coração', quis fazer referência a nossa maneira de viver.  Precisamos viver com a consciência de que estamos aqui só de passagem. Aqui não é o nosso lugar fixo. Aqui não é nosso destino final. Nossa morada definitiva é nos céus, na eternidade com nosso Deus.
Por isso, precisamos ter cuidado de não nos apegarmos à este mundo. 
Curioso é que se realmente vivermos dessa forma, a nossa perspectiva, a nossa maneira de olhar as coisas ao nosso redor, muda radicalmente.
Se eu sou peregrino, não vale a pena adquirir muitas coisas, muitos bens materiais, pois estou aqui só de passagem. Não vou poder levá-los comigo.

Se sou peregrino, segundo o salmista,  sei que quando eu tiver de enfrentar dificuldades ou tristezas ( vale de Baca - vale de lágrimas), saberei que isso também passará. Não é algo definitivo. Antes, esse vale de lágrimas será para mim uma fonte de inspiração, um motivo para crer num futuro melhor, eterno, que está reservado pra mim.
Quem é peregrino de coração, receberá do Senhor a força necessária para passar por cada etapa dessa vida, um dia de cada vez, rumo à nossa morada final, que é a Casa do Pai.
Todo o cristão deveria ser um peregrino de coração.
No entanto, nos comportamos muitas vezes de forma contrária à essa mentalidade.
Nos preocupamos demais com algumas realidades que são passageiras. Despendemos grande quantidade de energia, tempo e dinheiro em coisas que não são eternas. 
Seja sincero e responda: com que freqüência você pensa sobre a eternidade? Sobre como está sendo edificado o seu caminho para lá? 
A verdade é que passamos pouco ou quase nenhum tempo pensando sobre isso, sobre o que realmente importa nessa vida.
Nos deixamos seduzir muitas vezes pelo 'ter' e o 'ser', e não paramos para refletir sobre algumas das nossas escolhas.
Estamos aqui de passagem. O que você tem levado consigo, na sua bagagem?
Quem é peregrino de coração, tem o seu tesouro, aquilo que ele mais valoriza, aquilo que lhe é mais precioso, no céu e não aqui.
Jesus nos advertiu sobre isso: “Não acumuleis para vós outros tesouros sobre a terra, onde a traça e a ferrugem corroem e onde ladrões escavam e roubam; mas ajuntai para vós outros tesouros no céu, onde traça nem ferrugem corrói, e onde ladrões não escavam nem roubam, porque onde está o teu tesouro, aí está também o teu coração.” Mateus 6.19-21
“Onde está o teu  tesouro, ali também está o teu coração.” O seu coração é de peregrino? 
Então,  “pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra.” Colossenses 3.2
Que possamos cada dia estar mais cientes da nossa jornada, da nossa caminhada, e principalmente, do nosso destino.

3 comentários:

  1. Linda mensagem.
    Este era o versículo do meu devocional de hoje.
    Gostei muito da tradução.

    Parabéns pela explanação.
    Quando os nossos olhos estão no alvo(Cristo), tudo muda. Encontramos força para prosseguir.
    Nunca podemos esquecer que somos peregrinos aqui.

    É a primeira vez que visito este blog. Cheguei aqui por causa do versículo.

    ResponderExcluir
  2. Meu devocional desse ano,o objetivo de cristão deve ser esse ser um Peregrino de Coração.
    Revelação tremenda e profunda demais pra mim.

    ResponderExcluir
  3. Que maravilha! Deus é lindo, palavra boa para os nossos corações.Vamos continuar seguindo ao Pai como peregrinos nessa terra.

    ResponderExcluir