segunda-feira, 5 de março de 2012

O limite da paciência


Juízes 10 v6-16

Ser crente, não é tão simples. Não é nada fácil. As lutas são muitas e a maior delas é contra o nosso próprio pecado.

No texto, vemos que os Israelitas vivam um contexto cíclico de reincidência no pecado. Por causa da devoção aos deuses estranhos, Deus permitia que fossem oprimidos por outras nações. O povo então, clamava à Deus e esse, por sua vez, levantava um Juíz para libertar o povo.

Assim era. O povo pecava, arrependia-se, pedia perdão e era liberto e na sequência, pecava novamente e o ciclo se reiniciava.

Você conhece essa história de algum lugar?

Essa é uma luta de todo e qualquer crente e são muitas as interferências que não ajudam em nada como, por exemplo, a falsa capa de santidade que praticamente todo crente usa. Graças a ela, pouco se pode confiar em alguém para a confissão de pecados e, automaticamente, ir de encontro com a cura.
Mas lendo o texto, nos deparamos com uma terrível realidade! Nos versículo 13, Ele simplesmente declara que não livrará mais o seu povo! A paciência de Deus, simplesmente esgotou.

Tal realidade não é assustadora? Pensar que Deus pode olhar para mim e para você e simplesmente dizer que sua paciência acabou? Certamente, receber uma notícia dessas seria demasiadamente terrível.
O povo não tem outra opção a não ser reconhecer seu erro, mas mesmo assim, pedem que Deus mude sua sorte.

Cada Israelita volta para a sua casa e entra na intimidade de seus quartos e de lá, retiram seus deuses para se desfazerem deles. Há arrependimento sincero, genuíno, mais uma vez. O povo realmente se arrepende, a ponto de se desfazerem daquilo que lhes era mais precioso.

Mas o desfecho dessa terrível história nos traz paz ao coração. Deus assiste atentamente o povo se desfazer daquilo que simboliza pecado e no final do verso 16 vemos que Deus, não pôde mais, suportar o sofrimento de Isreal.
Com base nesse trecho das escrituras, podemos chegar a uma conclusão que acalenta os nossos corações. Realmente a paciência de Deus se esgota. A paciência de Deus tem limite, mas a Sua misericórdia não tem fim!

Sejamos gratos a Deus pelo seu amor por nós. Um amor de pai, que não poucas vezes perde a paciência, mas que sempre está disposto a nos livrar das consequências de nosso pecado. Que tal amor nos constranja e nos afaste do pecado.


visite www.clebersa.com.br

@clebermpc

Um comentário:

  1. Interessante esse texto de fato a paciencia de Deus tem limite e para nossa sorte a sua mizericordia é infinita mas, num é pq a mizericordia de Deus é infinita que continuaremos a pecar,não pense assim pq logo mais Deus irá cobrar de vc e Ele pode voltar em um desses momentos de pecado e ai não havera mais infinita mizericordia pessoa seremos jugados por todos nossos atos quer bons ou quer ruins.
    Wiliane moura

    ResponderExcluir