segunda-feira, 14 de novembro de 2011

Confissões de um ex-evangélico


CANSEI! Cansei de acordar pelas manhãs e procurar alguma coisa no mundo “gospel” para “criticar”, seja o que pessoas andam falando/fazendo ou dos últimos assuntos do momento. Não quero mais “bater de frente com ninguém”; quero apenas viver essa GRAÇA DIVINA que me alcança todos os dias e que me dá chances de fazer o que é certo.

CANSEI! Cansei de olhar os meus defeitos nos outros e procurar “desculpas” pra “criticar/julgar” achando que sou o detentor de um conhecimento e que do mesmo se faz uma verdade absoluta para tudo e todos. Estou cansado de viver sobre minha sabedoria humana sem valor, pois:

“Ninguém se engane a si mesmo: se alguém dentre vós se tem por sábio neste século, faça-se estulto para tornar-se sábio” – 1ª Coríntios 3:18

CANSEI! Cansei desse meu conhecimento carnal, que se pauta nesse mundo e em seus olhares; quando meu “conhecimento divino” deveria ser mais do que meros conhecimentos das palavras e das idéias teológicas da Bíblia. Não quero mais ser como o homem natural, que não tem o Espírito (Pois o homem natural não aceita as coisas do Espírito de Deus – 1ª Cor 2:14”a”). Quero deixar de lado essas coisas vãs por mais familiarizado que eu esteja com as idéias cristãs.

CANSEI! Cansei de querer mostrar os erros dos “homens de preto” e suas teologias; pois de certa forma estou ficando muito “fanático” e acho que “tudo” está errado e a minha teologia está certa. Quero viver pelo Espírito que irá me conduzir a uma mais profunda compreensão de Deus, como João descreve:

“Mas, quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá TUDO o que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir” – João 16:13

CANSEI! Cansei de viver a “teologia da apologética”, que me faz olhar para tudo e todos como os hereges (que merecem o inferno); quero apenas ser levado ao arrependimento dos pecados que cometo quanto à segurança da graça de Deus e a certeza da minha eleição para aquilo que fui chamado: “Ir e fazer discípulos” – Mateus 28

CANSEI! Cansei de ser taxado como “crente, gospel, evangélico e derivados”, não quero mais ser chamado por esses pronomes. Quero apenas seguir O mestre, O bom pastor que é Jesus e que me chama sempre: “Venha a mim você que está cansado e sobrecarregado e Eu lhe darei descanso”. Quero descanso pra minh’alma sobrecarregada de julgo e fardos pesados da “religião protestante” que me faz ser “livre”, mas NÃO posso dizer NÃO porque a minha religião NÃO permite.

CANSEI! Cansei de viver como homem tolo e insensato. Não quero mais encontrar dentro de mim impulsos contraditórios, cansei de viver em conflitos e frustrações por viver no “corpo”. Quero “mortificar” meus hábitos, para então experimentar as vitórias contra o pecado, onde ao mesmo tempo em que não são expostas as tentações que não se possa resistir.

Quero ser digno de uma intimidade com Deus, de um relacionamento com o Pai; para que assim como está escrito em Coríntios, Deus se revele a mim:

“Mas Deus o revelou a nós por meio do Espírito. O Espírito sonda todas as coisas, até mesmo as coisas mais profundas de Deus. Pois, quem dentre os homens conhece as coisas do homem, a não ser o espírito do homem que nele está? Da mesma forma, ninguém conhece as coisas de Deus, a não ser o Espírito de Deus. Nós, porém, não recebemos o espírito do mundo, mas o Espírito procedente de Deus, para que entendamos as coisas que Deus nos tem dado gratuitamente. Delas também falamos, não com palavras ensinadas pela sabedoria humana, mas com palavras ensinadas pelo Espírito, interpretando verdades espirituais para os que são espirituais. Quem não tem o Espírito não aceita as coisas que vêm do Espírito de Deus, pois lhe são loucura; e não é capaz de entendê-las, porque elas são discernidas espiritualmente. Mas quem é espiritual discerne todas as coisas, e ele mesmo por ninguém é discernido; pois "quem conheceu a mente do Senhor para que possa instruí-lo? " Nós, porém, temos a mente de Cristo – 1ª Coríntios 2:10-16

Meu desejo é que possam encontrar em mim um discípulo de Cristo, e que minhas ações, pensamentos e fala reflitam a Cristo, aquele que morreu e venceu; aquele que é O alfa e O Omega, O início e O fim, O leão e O cordeiro. Que não vejam em mim a crítica, mas o AMOR DE DEUS. Que não encontrem em mim “mais” um “crente, gospel, evangélicos e derivados”, mas que encontrem em mim um discípulo de Jesus, e só.

Em Cristo,
@Faysonmerege & @Tpeloevangelho

11 comentários:

  1. Lindo texto meu amor >.<
    quase chorei de emoção! É lindo quando vemos a transformação em nós mesmos...quando percebemos que Deus tem nos moldado dia após dia! Fico feliz de vê-lo sendo continuamente e literalmente "transformado pelo evangelho"!
    ótimo post! Ótima mudança de atitude e pensamento!
    Amo você!
    Continue nesse caminho que é o único que te leva ao Pai: Jesus!

    ResponderExcluir
  2. Isso aê hermano. belo texto!

    Não vai tomar pedradas por estar no seu direito, foi bem recebido sim!

    Na paz.

    ResponderExcluir
  3. Identificação total mais uma vez!
    Também quero deixar de ser a do contra, a chata, q sempre se opõe a religiosidade.
    Mas ter a unção de ousadia p fazer discípulos e viver no amor, por amor e para o amor!
    Quero deixar a hipocrisia de um "culto de fogo" no domingo e da vida sem morte na segunda!
    Quero ser serva de todos, sem reservas, quero deixar de barganhar com Deus.
    Servir por amor, nem por obrigação muito menos por religião, apenas por amor..

    Sair das 4 paredes e aos perdidos..


    Belo desabafo Fayson!

    ResponderExcluir
  4. Boa palavra, amigão! Que Deus nos guie à verdade todos os dias...

    Apenas dou um conselho: "Que sua opção por viver sua fé sem se preocupar com os outros não te torne alguém acrítico, pois somos vozes proféticas e isso implica em denunciar o pecado, o erro, a falsidade e o engano, porém, qualquer denúncia é vazia, se não fizermos o que você bem disse - nos arrependermos dos nossas próprios pecados e nos tornarmos servos, dependentes e imitadores de Cristo- Deus te abençoe!

    Abração

    ResponderExcluir
  5. Eu não sei sabe, mas parece (parece não,é fato) que virou moda criticar. Criticar os evangélicos, os pastores, e mais sei lá quem. E críticas vindas dos próprios crentes. Sei lá, acho meio estranho isso.

    Não que criticar seja errado, mas focar na crítica, acho que é mudar de foco e se por no lugar daquele Único que pode julgar.

    É legal ler um texto assim, dentre 89327489237 blogs na internet, sem críticas à religião ou à alguém ou à denominação. Com críticas a nós, nos impulsionando a viver o evangelho real e de forma sincera.

    Parabéns Fayson. Continue nesse foco.
    Que sejamos transformados pelo evangelho, de glória em glória.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Cara, muito bom o texto! Serviu pra dar uma alertada a mim mesmo, pois estava reparando demais em que os homens dizem e deixando de lado o que Deus tem pra me dizer.

    ResponderExcluir
  7. Mano... gostei muito do texto... muito mesmo. Acho que esta faltando um pouco dessa "canseira" em mim também.

    cara, agradeço muito você ter postado isso, e compartilhado com todos...

    há bração!

    ResponderExcluir
  8. kmarada,

    li seu post ainda nao compreendi suas motivaçoes para escrevê-lo e q dificulta comentar. porem concordo com algumas colocaçoes, nao podemos ser "do contra" apenas por modismo. nosso papel de seguidor de cristo vai munto alem disso.o apostolo paulo escreveu: "sede meus imitadores assim como sou de cristo". paulo exortou, admoestou, ensinou e amou até mesmo seus inimigos. abs

    ResponderExcluir
  9. Mt bom o post irmãos ; me identifiquei muito.. Que Deus venha cada dia mais abençoar cada um com sabedoria para que assim vocês possam instruir aqueles que não conhecem mt bem da verdade.. Obrigado !

    ResponderExcluir
  10. lindo texto amado ele nos faz refletir grandemente na palvra
    by: @GabrielSampaio0

    ResponderExcluir
  11. meu D+us, estou em lágrimas,tocou meu coraçao verdadeiramente!
    obrigago
    paz..

    ResponderExcluir