quarta-feira, 7 de março de 2012

DISCÍPULOS SÃO FEITOS, NÃO NASCEM PRONTOS






Este é o título de um dos livros que estou lendo. Seu autor chama-se Walter Henrichsen.
É realmente impressionante constatar quão deficientes nossas igrejas estão em termos de discipulado.
Aquele discipulado pessoal, de olho no olho, de compartilhar, de levar a pessoa para sua casa, deixar ela participar da sua vida, e você participar da vida dela, aquela cumplicidade, aquela confiança, o ensino que vem pelo exemplo... Tudo isso está ausente   dos modelos de igreja atuais.
Não se prioriza um discipulado assim. Quando muito, existem grupos de discipulado, onde alguns estudos bíblicos são ministrados, mas de forma coletiva, superficial.
Por isso, as pessoas que estão nas igrejas são fracas na fé, não conhecem a Bíblia e não tem uma vida de oração. 
Faço questão de registrar aqui uma igreja que tem sido exceção nesse ponto: É a Igreja da Paz, do Pr. Abe Hubner, em Fortaleza. A prioridade dessa igreja, tem sido o discipulado individual, com qualidade, de todos os seus membros. E Deus tem abençoado aquele lugar grandemente, tornando-o uma referência nacional e internacional desse tipo de trabalho.
O discipulado efetivo tem que ser pessoal. Um a um. E isso demanda tempo, atenção, dinheiro e disposição.
Nesse livro, o autor trabalha passo a passo, quais são as prioridades do discipulado, quais são os requisitos de um disicpulador, bem como várias formas de se realizar um acompanhamento efetivo com o novo convertido.
Uma das frases do livro que tem me feito refletir nesses dias, é a seguinte:
“É imperativo que você se esforce para ser a espécie de pessoa na qual deseja que seu discípulo se transforme.” 
Jesus liderava pelo exemplo. Por isso, se quisermos fazer discípulos, temos que ser exemplos de vida, exemplos daquilo que Deus pode fazer, quando nos colocamos em Suas mãos. Exemplos de pessoas que realmente buscam conhecer o Senhor.
Fica aqui portanto a dica, e a indicação desse livro, que muito tem abençoado a minha vida.
Deus te abençoe.

Um comentário: