quinta-feira, 8 de março de 2012

EM BUSCA DA TERRA DO NUNCA





Gostaria de falar um pouco sobre o filme “Em busca da terra do nunca”.
 Estrelado por Johnny Depp e Kate Winslet, o filme conta um pouco da história de  Sir James Matthew Barrie, autor do clássico infantil Peter Pan.
J. M. Barrie, através de um relacionamento de amizade iniciado com uma viúva e seus 5 filhos pequenos, começa a extrair dali a inspiração para escrever sua nova peça.
A história se desenvolve de maneira bem interessante, e o filme prende a atenção por seus diálogos e circunstâncias apresentadas.
No final do filme, a viúva, Sra. Sylvia Lewelyn Davies, morre devido a uma doença grave, e deixa seus filhos sob a guarda do Sr. J. M. Barrie e também de sua mãe.
É um momento muito triste do filme.  Uma das cenas mais fortes, é quando um dos filhos, que já era revoltado pela morte prematura do pai, conversa com Sir James Matthew Barris e, chorando,  pergunta: “ Mas por que ela tinha que morrer?”
E essa é uma pergunta que todos nós acabamos fazendo em algum momento de nossas vidas: “Por que?”.
Por que aquela pessoa tão jovem e tão boa morreu em um acidente? Por que as crianças tem câncer? Como que uma pessoa jovem pode ser vítima de derrame cerebral, ou distrofia muscular? Por que existem milhões de pessoas passando fome e morrendo de inanição na África enquanto aqui a gente joga fora a comida que sobra? Por que aquele bandido cruel que estuprou e matou aquela criança nunca foi pego? Ou, se foi pego, porque tem que ser solto depois? 
“Por que” é uma grande pergunta. Queremos saber o por que de tudo. Temos uma necessidade de entender a razão das coisas, de saber o que deu causa a determinadas situações, como se isso fosse mudar a realidade da circunstância, da doença, da morte.
No entanto, a verdade é que nós, enquanto seres humanos, não temos a capacidade para entender todas as coisas. E existem determinadas circunstâncias que simplesmente não conseguimos compreender, restando apenas a alternativa de nos adaptarmos o melhor possível à nova realidade.
E é aí que entra a fé. Só Deus pode nos ajudar, nos dar forças e condições para enfrentarmos essas circunstâncias e esses fatos da vida sobre os quais não temos controle, nem explicação.
Lembro-me de uma grande amiga minha, casada há cerca de 10 anos, com 2 filhas. Ela e o esposo eram pastores de jovens em uma determinada igreja. Ambos sempre se dedicaram à obra do Senhor em tempo integral e eram muito felizes.
Certo dia, estavam organizando mais um retiro espiritual com os jovens, e uma das atividades era relacionada a escalada de uma parede.
O marido dessa minha amiga foi subir para verificar as cordas e demais equipamentos necessários para a segurança dos participantes, e acabou caindo de uma altura aproximada de 6 metros.
Fraturou ossos das pernas e precisou de cirurgia.
Feita a cirurgia, e após alguns dias em casa, ele apresentou algum tipo de complicação. Teve que retornar ao hospital, e 30 dias depois faleceu.
É um perfeito exemplo de situação sem explicação.
Mas por que Deus não curou? Por que Deus não impediu a queda dele daquela altura? Por que?Por que?
Minha amiga ficou viúva, com duas filhas para cuidar, e com muitos, muitos “por quês” sem resposta.
Mas ela seguiu em frente. Buscou a Deus, e Ele tem dado graça e força, tanto `a ela quanto às suas filhas, para continuar a vida sem o marido e sem o pai.
E é assim que deve ser. Devemos prosseguir, mesmo sem ter todas as respostas que gostaríamos de ter. Afinal, a vida continua, e se realmente cremos em Deus, temos que confiar Nele, sabendo que a Sua presença e o Seu poder nos farão superar toda e qualquer dificuldade. Pois no mundo, como disse Jesus, teremos muitas aflições.
No filme, ficamos também com a idéia da “Terra do Nunca”, o mundo imaginário criado por J. M Barrie, onde Peter Pan e seus amigos viviam.
É impossível não associar a “Terra do Nunca” com o céu, a eternidade descrita na Bíblia.
O paraíso prometido por Deus, e sobre o qual Jesus disse que nos prepararia lugar, é também uma “terra do nunca”. Lá, nunca mais terá choro, nem doença, nem dor. Nunca mais guerra, nunca mais sofrimento, nunca mais separação. 
Com certeza, é um lugar  no qual todos nós ansiamos estar.
Por isso, não deixe de assistir esse filme tão bonito e precioso.
Deus falará ao seu coração, assim com falou ao meu.


(texto extraído do livro "Encontrando Deus no Cinema", autora Juliana Schead, Editora Abba Press, prefácio do Dr. Russel Shedd - www.julianaschead.com.br.)

Nenhum comentário:

Postar um comentário