segunda-feira, 21 de novembro de 2011

Imagens são como ônibus

Uma imagem não é algo fixo. Imagens são como janelas através das quais olhamos para o que está longe. Cada janela nos oferece uma visão nova. As imagens convidam cada uma a formar sua própria imagem. Elas abrem nossos olhos. Mas deixam-nos também a liberdade de enxergar mais além, se nãos nos disserem nada.

As imagens querem abrir uma janela para que possamos ver Jesus de uma maneira nova. Mostram-nos dele algo que a teologia conceitual não consegue mostrar. Atualizadas, revelam coisas novas na figura de Jesus. Imagens são como ônibus. Elas nos põem em movimento. Levam-nos para a frente. Mas o ônibus, às vezes param. Não conseguimos ir mais adiante. Temos então que descer e então tomar outro ônibus; temos que procurar outras imagens que nos permitam descobrir em Jesus coisas novas.

Optamos por algumas imagens tradicionais de Jesus, mas também por outras dimensões desconhecidas que, à primeira vista, podem nos parecer estranhas. Escolhemos propositalmente algumas imagens estranhas para que não refletissem os clichês conhecidos que sempre são usados em muitas pregações, mas que permanecem sem efeito. As imagens de Jesus querem nos fazer bem. Querem não apenas nos mostrar Jesus sob uma luz diferente, mas também nos convidar a um novo estilo de vida. As imagens de Jesus também são sempre imagens de uma vida bem-sucedida.

Mas a decisão de esboçarmos uma simples série de imagens, em vez de escrevermos uma história ou uma teologia sistemática de Jesus, também tem sua razão teológica. As imagens nos mostram que, em última análise, Jesus não pode ser apreendido, ele sempre escapa aos nossos conceitos. Por outro lado, as imagens que escolhemos não são inventadas. Todas têm por objetivo trazer para mais perto de nós o Jesus histórico. Jesus é uma pessoa histórica, um acontecimento histórico. Sua vida e atuação podem ser reconstruídas a partir dos dados dos evangelhos. Já no ano 90 d.C. o grego Lucas colocava os acontecimentos da vida de Jesus dentro de uma moldura histórica. O que lhe importava era o fato de Jesus haver mudado o curso dos acontecimentos. Sua história não se encerra com sua morte. Ela continua. Partindo de Nazaré, na Galileia, e passando por Jerusalém, a cidade sagrada do judaísmo, tem início um movimento que se espalha pelo mundo inteiro até chegar a Roma, a capital do Império Romano. Ainda hoje esse movimento continua vivo, tendo, como nenhum outro, modificado a história.


3 comentários:

  1. Adorei a comparação da imagem no ônibus em movimento com a imagem que fazemos do nosso Senhor . E incrível que podemos transformar cada personagem da biblia em uma imagem e ao final nos colocarmos no seu lugar e ver que o resultado final é uma retrato de vencedor em Cristo Jesus .Que possamos ver mais além e ter uma visão bem claro da real imagem de Cristo . Que Deus te abençoe !

    ResponderExcluir
  2. Achei muito interessante o ressalto em relação a podermos tem uma visão mais além. E a comparação do ônibus é realmente incrível. O Post de hoje foi uma benção graças a Deus.

    ResponderExcluir
  3. Eu fico cada vez mais impressionado como que Deus usa esses exemplos do cotidiano para nos ensinar coisas surpreendentes. Tenha certeza de que você é realmente usado pelo Senhor, pois esse POST mudou meu ponto de vista em relação as diversas "imagens" que tenho visto em minha vida espiritual. Desejo que o Senhor continue te usando sempre e te dando mensagens que nos esclareçam coisas que somente um servo usado por Ele pode trasmitir. Paz !

    ResponderExcluir