terça-feira, 8 de novembro de 2011

A Graça no Gênesis



Muitas mensagens já foram e ainda serão pregadas sobre a Graça de Deus. Sua profundidade é tanta, assim como nossa limitação em entendê-la, que esse assunto jamais será esgotado ou enjoativo. É sempre um deleite compartilhar a Graça. Há alguns anos, eu ouvi essa perspectiva, de um amado irmão, e é sobre ela que eu gostaria de compartilhar (baixe os arquivos em áudio aqui: http://migre.me/65Y8v ). Posso assegurar que esse entendimento mudou a minha percepção sobre o assunto e tem me ajudado a ver um pouco melhor a imensidão e a loucura do amor do nosso Pai.


Como entender essa afirmação de Jesus em João 6:37?


“Todo o que o Pai me dá virá a mim; e o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora”.


Ou o que dizer sobre João 10:28?


“Eu lhes dou a vida eterna, e jamais perecerão; e ninguém as arrebatará da minha mão”.


Mas, poderemos questionar: “e se eu falhar? E se eu pisar na bola? E se eu me desviar? E se eu virar as costas pra Deus?”


No Gênesis cap. 15, podemos ver Abraão “cobrando” de Deus uma garantia por Sua Palavra, que lhe daria um descendente e que sua posteridade seria incontável. O v.6 nos diz que ele “creu e isso lhe foi imputado para justiça”. Isso quer dizer que Abraão foi justificado porque creu, por isso nós o chamamos “pai da fé”. Mas, apesar de ter crido, o v.8 revela essa cobrança: “como saberei que hei de possuí-la?”


O antigo testamento e a história nos dizem que as transações comerciais na ocasião eram baseadas no juramento das duas partes, porque não havia contrato escrito. Exemplo: fulano A iria comprar um terreno de B, então ele trazia os animais, os partia pelo meio, ambos passavam entre as metades colocadas umas de frente com as outras e assumiam o compromisso, pelo juramento: Assim me parta Deus se eu não cumprir o que estou dizendo. Pronto, estava selada a negociação e o juramento era a garantia que eles cumpririam sua parte no acordo ou no negócio (Jeremias 34:18 cita sobre isso).


Sabendo como a coisa funcionava naquele tempo, Abraão pergunta isso a Deus, no verso 8. Ele quer dizer: como eu posso ter a certeza que o Senhor vai cumprir essa promessa? Abraão cria que Deus poderia fazer aquilo, dar-lhe um filho, mesmo ele e Sara já serem velhos, mas qual seria a garantia da promessa?


Aí, o nosso amado Senhor mostra como fazer. “Caiu pesado sono sobre Abraão” (v.12) e “densas trevas” estavam sobre o lugar (v.17). Esse termo faz você lembrar algo, outro lugar onde pairavam “densas trevas”? Assim sucedeu que, o fogo do Senhor passou entre as partes e consumiu todo o sacrifício, selando definitivamente a promessa. E Abraão, que permanecia dormindo, não passou pelo meio das partes colocadas. Assim, Deus nos mostra que somente ELE tem a parte nesse juramento, não há nada que o homem possa fazer por isso.


Paulo nos explica quem era o “herdeiro” a quem o Pai de referia em Gn 15:4, na passagem de Gálatas 3:16


“Ora, a Abraão e a seu descendente foram feitas as promessas; não diz: E a seus descendentes, como falando de muitos, mas como de um só: E a teu descendente, que é Cristo”.


Ainda mais, o autor de Hebreus nos abre completamente o que se passou nesse cenário entre Deus e Abraão. Vejamos Hb 6:13-17!

13 “Porque, quando Deus fez a promessa a Abraão, visto que não tinha outro maior por quem jurar, jurou por si mesmo,
14 dizendo: Certamente te abençoarei, e grandemente te multiplicarei.
15 E assim, tendo Abraão esperado com paciência, alcançou a promessa.
16 Pois os homens juram por quem é maior do que eles, e o juramento para confirmação é, para eles, o fim de toda contenda.
17 assim que, querendo Deus mostrar mais abundantemente aos herdeiros da promessa a imutabilidade do seu conselho, se interpôs com juramento”


Podemos perceber, portanto, que Deus, ao prometer a herança a nós, O fez partindo ao meio o sacrifício do Seu próprio Filho na cruz do Calvário. Jesus Cristo, o Cordeiro perfeito de Deus é a garantia da “imutabilidade do Seu conselho”, da Graça que não exige de nós nenhum esforço, onde todo o trabalho foi consumado enquanto estávamos “dormindo”. Aí, entendemos que a Graça precede toda a Lei, conforme escrito em Gálatas 3:8 – “preanunciou O EVANGELHO a Abraão”!


Que alegria e que conforto temos nesse Deus maravilhoso que fez tudo por nós. Por isso, não há nada que façamos, nenhum pecado, nem o próprio diabo, absolutamente nada poderá nos afastar do amor que nos resgatou!


Romanos 8:32-39 diz:
32 Aquele que nem mesmo a seu próprio Filho poupou, antes o entregou por todos nós, como não nos dará também com ele todas as coisas?
33 Quem intentará acusação contra os escolhidos de Deus? É Deus quem os justifica;
34 Quem os condenará? Cristo Jesus é quem morreu, ou antes quem ressurgiu dentre os mortos, o qual está à direita de Deus, e também intercede por nós;
35 quem nos separará do amor de Cristo? a tribulação, ou a angústia, ou a perseguição, ou a fome, ou a nudez, ou o perigo, ou a espada?
36 Como está escrito: Por amor de ti somos entregues à morte o dia todo; fomos considerados como ovelhas para o matadouro.
37 Mas em todas estas coisas somos mais que vencedores, por aquele que nos amou.
38 Porque estou certo de que, nem a morte, nem a vida, nem anjos, nem principados, nem coisas presentes, nem futuras, nem potestades,
39 nem a altura, nem a profundidade, nem qualquer outra criatura nos poderá separar do amor de Deus, que está em Cristo Jesus nosso Senhor.





Que possamos descansar nesse sacrifício de Jesus, que é TODO-INCLUSIVO e TODO-SUFICIENTE para Deus e para nós, sabendo que no seu brado “Tudo está consumado” a salvação perfeita, o dom gratuito e a loucura da Graça pelo amor incondicional aos pecadores estavam totalmente disponíveis pra você e pra mim.






Fábio Carvalho


@fabioccarvalho

Nenhum comentário:

Postar um comentário