segunda-feira, 17 de outubro de 2011

O Perigo das Riquezas


Quem era este “homem rico”? Provavelmente alguém da alta classe da época. E por ser alguém da alta classe, nota-se a arrogância dele ao chegar a Jesus e dizer: “Bom Mestre”. No judaísmo da época, isso era incomum, era mera “bajulação”.
O jovem rico achou que por suas boas obras ou com o que tinha feito de bom ao seguir os mandamentos, ganharia a vida eterna. E isso é um grande erro, também para nós ao pensarmos isso.
“Não devemos achar que nossas boas obras garantem a salvação”
Vejamos:
“Pois vocês são salvos pela graça, por meio da fé, e isto não vem de vocês, é dom de Deus, não por obras pra que ninguém se glorie” – Efésios 2:8-9
“Não por causa de atos de justiça por nós praticados, mas devido à sua misericórdia, ele nos salvou pelo lavar regenerador e renovador do Espírito Santo,que ele derramou sobre nós generosamente, por meio de Jesus Cristo, nosso Salvador” – Tito 3:5/6
No versículo 19, Jesus “começa” a desafiar o Jovem rico (v.23). Pois é preciso entender que “Bondade é um atributo só de Deus”.
Ao se referir dizendo “vende tudo”, Jesus quer nos perguntar:
“Onde está o nosso tesouro?” “Nos bens materiais ou n’ELE”? “Pra que serve nossos bens materiais?” Com isso aprendemos com Jesus que se o nosso coração está nos tesouros, ainda não entendemos os mandamentos dele.
Vejamos:
“Não acumulem para vocês tesouros na terra, onde a traça e a ferrugem destroem, e onde os ladrões arrombam e furtam. Mas acumulem para vocês tesouros no céu, onde a traça e a ferrugem não destroem, e onde os ladrões não arrombam nem furtam. Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração” – Mateus 6:19/21
Todas as coisas materiais estão sujeitas a decadência ou à perda. O que Jesus diz sobre a “ferrugem” não é somente a uma“corrosão”, mas também ao mofo ou bolor que faz apodrecer as coisas.
Nos versos 23 ao 25, Jesus nos mostra que o rico (EU diria 90% ou mais) confia em si, em suas coisas. Quando se tem “tudo” é difícil confiar e depender de Deus. E o que Jesus nos ensina é totalmente ao contrário, que dependamos d’Ele.
“Se até mesmo a vida ele nos deus, não nos daria a provisão, o necessário e o básico pra viver?”
Vejamos o que Salomão e Paulo dizem sobre o básico e o necessário.
“Mantém longe de mim a falsidade a mentira; Não me dês nem pobreza nem riqueza; dá-me apenas o alimento necessário. Se não, tendo demais, eu te negaria e te deixaria e diria: “Quem é o Senhor”?” Se eu ficasse pobre, poderia vir a roubar, desonrando assim o nome do meu Deus – Provérbios 30:8/9
“Por isso, tendo o que comer e com que vestir-nos, estejamos com isso satisfeitos. Os que querem ficar ricos caem em tentação, em armadilhas e em muitos desejos descontrolados e nocivos, que levam os homens a mergulharem na ruína e na destruição, pois o amor ao dinheiro é raiz de todos os males. Algumas pessoas, por cobiçarem o dinheiro, desviaram-se da fé e se atormentaram a si mesmas com muitos sofrimentos” – 1ª Timóteo 6:8/10
“Se os nossos olhos estão firmados em coisas terrenas, perdemo-nos na fé”.
Os versos 26 e 27, Jesus nos ensina que Salvação é para TODOS.
Pra fechar, os versos 28 ao 30, Jesus nos ensina que “A graça de Deus é muito mais que qualquer coisa que nós podemos deixar por causa d’Ele”. Não podemos utilizar de sacrifícios como um meio de alcançar uma recompensa melhor.
E só pra que entendamos o que é ter o básico, é que Jesus nos ensinou em sua oração: “O pão nosso de cada dia, nos dai hoje”. Ele não nos ensinou: “O carro, a casa, o DINHEIRO nosso de cada dia, nos dai hoje”.
O Pão significa tudo aquilo de que temos fome, de que nos alimentamos, de onde e de que podemos viver. O pão nos conforta no dia-a-dia. Ele vem a ser o pão que nos alimenta precisamente quando está pregado na cruz. Jesus diz que quem vem a ele e o segue, jamais terá fome. Assim, o pão na eucaristia passa a ser o sinal do amor que na cruz ele nos dirigiu até o fim.
Por isso Ele nos ensina: “O pão nosso de cada nos dai hoje”. Precisamos somente d’ELE, e nada mais.

3 comentários:

  1. Muito bom Fayson. Sempre bom relembrar que o que realmente importa não são os bens que conseguimos nesta vida, mas sim o que ajuntamos onde nem traça nem corrosão podem alcançar, relembrar que nossa confiança não pode ficar baseada em coisas finitas e facilmente retiradas da nossa vida e sim n'Aquele que a TUDO e a TODOS sustenta.

    ResponderExcluir
  2. O Senhor é mais!! De que vale o homem ganhar o mundo inteiro e perder a salvação?
    Não podemos nem piscar temos que vigiar constantemente!Parabéns pelo Belo post de hoje que Deus continue abençoando vocês!

    ResponderExcluir
  3. Até hj eu tinha ficado com dó do jovem rico quando o mesmo instado por Cristo desiste por achar difícil demais. porém vejo agora que era pura arrogância dele...

    ResponderExcluir