sábado, 17 de setembro de 2011

Eu sei perdoar?


Como alguns pediram para fazermos um post sobre “Perdão”, venho até vocês com alguma “resposta”, e espero que esse texto sirva pra alguma utilidade.

Primeiramente, temos que entender o que significa a palavra perdão:

O perdão é um processo mental ou espiritual de cessar o sentimento de ressentimento ou raiva contra outra pessoa ou contra si mesmo, decorrente de uma ofensa percebida, diferenças, erros ou fracassos, ou cessar a exigência de castigo ou restituição.

Olhando sob esse prisma, é muito bonito na teoria; porém na prática é mais difícil, concorda?

Porém, o perdão é o esquecimento completo e absoluto das ofensas, vem do coração, é sincero, generoso e não fere o amor próprio do ofensor. Não impõe condições humilhantes tampouco é motivado por orgulho ou ostentação. O verdadeiro perdão se reconhece pelos atos e não pelas palavras. Não basta apenas dizermos que perdoamos alguém, mas não olhamos nem na cara da pessoa; um tanto incoerente não?

Segundo o ditado popular, muitos dizem e se baseiam na seguinte expressão:

“Fácil é perdoar, difícil é esquecer”.

Eu até concordo com esse ditado, pois quando alguém nos fere é difícil esquecer, apagar a mágoa e “fingir” que nada aconteceu. Todavia, como citei acima, o perdão não impõe condições, ou seja: Eu perdôo, e consequentemente consigo esquecer.

Analisemos essa situação de José:

Faraó, rei do Egito, teve um sonho e desejava a sua interpretação. José somente foi capaz, pelo poder de Deus, para conseguir interpretar o sonho de Faraó; e isso o fez ter uma posição de poder próxima à do próprio Faraó. Com isso, José ficou encarregado da armagenazem e da distribuição dos cereais em toda a terra do Egito. Foi depois disto que os irmãos de José vieram ao Egisto para comprar cereais. Estava dentro do poder de José tomar vingança contra aqueles que tinham pecado contra ele tantos anos atrás. No entanto, a Bíblia nos conta que José experimentou seus irmãos e, tendo visto o arrependimento deles, recebeu-os com lágrimas e afeto (Gênesis 45: 1-15). Ele os tinha perdoado por seu pecado. 

Muitas pessoas não perdoariam como José o fez. Não é fácil, freqüentemente, perdoar, e quanto maior a intimidade que temos com aquele que peca contra nós, mais difícil é perdoá-lo. As Escrituras nos ensinam, contudo, que a má vontade em perdoar os outros nos retira o perdão divino.

O que isto quer dizer? Vejamos o que Jesus nos ensina:

"Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas" (Mateus 6:14-15).
Se olharmos para a tradução da palavra no grego, “perdoar” significa literalmente cancelar ou remir. O perdão, então, é um ato no qual o ofendido livra o ofensor do pecado, liberta-o da culpa.

"e perdoa-nos as nossas dívidas, assim como nós temos perdoado aos nossos devedores" (Mateus 6:12).

Lembremo-nos que, nós, como pecadores; também não merecíamos o perdão; no entanto Deus nos perdoou morrendo na cruz, pagando a nossa dívida e cancelando-a. Quando precisarmos perdoar alguém, que possamos olhar para Jesus, e tomar a mesma atitude que ele, por mais difícil que seja.

6 comentários:

  1. Muito boa sua postagem, que muitas pessoas possam ler e serem tocadas. Vamos praticar o pedão.

    ResponderExcluir
  2. Falar de perdão é sempre muito bom, chega ficamos constrangidos quando lembramos que não mereciamos esse perdão divino, tipo falhamos e entristecemos a Deus todos os dias, e Ele sabia que fariamos isso... mas mesmo assim Ele nos amou e nos PERDOOU.

    Por muitas vezes orei "perdoa as nossas ofensas assim como nó perdoamos a quem nos tem ofendido"

    Só que na pratica, quando alguem me ofendia, eu ia lá e me vingava... humilhava a pessoa crendo que não era nada de mais eu devolver o mal que a pessoa me fez.

    Jesus me mudou, a sua graça me constrangeu, hoje eu não consigo odiar ninguem, graças a Deus, não consigo me vingar mesmo podendo fazer, eu apenas sei que não tenho o direito de humilhar ninguem... pois Deus me amou e me perdou e não me humilhou mas teve misericordia, eu quero ser imitador do Mestre, por isso eu estou aprendendo a perdoar a cada dia com Deus e com meus hermanos.

    ResponderExcluir
  3. Amém... Precisava desse texto!

    @meninapoly

    ResponderExcluir
  4. Se a gente perdoar olhando pra nós mesmos é melhor nem tentar...Devemos olhar pra aquele que nos AMOU PRIMEIRO e nos aceita incondicionalmente!
    Abraço
    fiquem na paz!

    ResponderExcluir
  5. Muuuito bom! Nao eh facil, mas temos que tentar.

    ResponderExcluir
  6. muiito bom !!! Que Deus nos enssine a perdoar aquele que nos tem ofendido assim como ele nos perdoou sendo nos ainda pecadores se entregou por nós ! Deus abençoe !

    ResponderExcluir