quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Ser Criança: O Que é isso?




Ser criança é ser livre das responsabilidades que te amarram. É ter a liberdade de correr, brincar, subir em àrvores, pular amarelinha, tomar banho de chuva e N coisas que só elas, as crianças gostam e podem fazer. Ser criança é não ter a maldade no coração, sem pensamentos impuros ou de preconceitos, afinal elas são muito inteligentes para isso.

Ser criança é olhar o mundo e sonhar sem medo, mesmo que este apresente amarras, temores e descrenças. Ser criança é Viver o hoje e aproveita-lo sempre até cansar e gastar todas suas energias; e no dia seguinte, fazer tudo novamente.

Ser criança é viver um mundo onde os adultos não conseguem viver, enxergar e pensar; pois é preciso 3 princípios básicos que elas, só elas: as crianças têm:

Pureza, Inocência e Humildade.

“Ser criança é uma brincadeira sem fim”

A criança não se importa em ter a cara lambuzada de chocolate, tirar meleca do nariz, fala errado, ri alto, canta com todo seu fôlego, vê o céu sempre azul, vive cada minutinho de sua pequena vida, como o último sempre. Ser criança é depois de um dia atarefado, deitar no colo dos pais e adormecer, feito um anjinho e acreditando que o outro dia será sempre melhor que o anterior.

Ao olharmos por esse ângulo é lindo e maravilhoso, parecendo até um conto de fadas. E talvez seja para as crianças de famílias nobres que tem TUDO. Aquela criança que nunca lhe faltou nada, que desde o ventre dos pais já começou a ser moldada por esse mundo capetalista e o que ele quer de nós.

Mas e as crianças dos carrinheiros, dos garis, do trabalhador público e tantos outros TRABALHADORES que não tem condições de oferecer uma “vida melhor” a eles?

“A cada segundo uma criança não é “sortuda” na Terra. Quase metade (I Bilhão) das crianças no MUNDO estão na pobreza. Pobreza é a coisa mais devastadora que pode acontecer na infância. Imagine ter que lutar por cada refeição vendendo balas no sinal? Imagine não ter acesso a educação básica? Quando a LDB 94/96 diz que: Toda criança tem direito a escola. Imagine cair na rua e defender a si mesmo? Imagine ter que trabalhar pra se alimentar, muitas vezes se drogando? Imagine ser levado às drogas e ao crime por dinheiro e por uma falsa sensação (noção)  de felicidade? Imagine ser abusado fisicamente, mentalmente, espiritualmente? Imagine não ter INFÂNCIA?

E como resultado: Imagine não ter chance de uma maturidade e um desenvolvimento decente? Imagine o que é nascer na pobreza?

Pobreza mata a mente, o espírito e alma da criança. Pobreza não é uma opção.

Mas, por onde passei (favelas e bairros carentes) e deparei-me com tamanha pobreza, essas crianças nunca deixaram de expressar um SORRISO, mesmo diante de tamanhas adversidades. Ser criança é tudo o que citei acima, mas acima de TUDO: É ter o direito de ser CRIANÇA.

Feliz Dia Das Crianças?

6 comentários:

  1. O pior é saber que elas não SÃO pobres, mas FORAM empobrecidas por sistemas de opressão e injustiça...
    Lutemos por elas!!!

    Bom saber que há companheiros de luta como você!!!

    ResponderExcluir
  2. Compartilhei o texto com amigos. Uma reflexão necessária, num dia em que todo mundo brinca de "faz de conta que tá tudo bem". Deus te abençoe muito! Estamos juntos!

    ResponderExcluir
  3. Bem bacana mesmo... há de se refletir depois dessas reflexivas palavras... Em razão disso há o Estatuto da Criança e do Adolescente, além de nossa Constituição da República, afirmando os direitos de todas! Na minha humilde opinio, o mundo precisa é de gente que ame ao próximo com a si mesmo... O mundo precisa de gente com o coração e mente de Cristo! Todas as esferas precisam de amor e ação! A igreja precisa realmente se levantar... Afinal, a criação espera a manifestação dos filhos de Deus!! Bem, isto é o que penso. Bjs, Dai.

    ResponderExcluir
  4. O início do texto me lembrou da minha infância. Como era bom, escorregar na varanda com meu irmão, soltar pipa até mais tarde, subir na casa, nas árvores...
    E a seguir, a realidade caiu sobre mim. E é a pura verdade, que coexistia junto ao meu "mundinho" infantil; e sempre será assim.

    Vivemos nesse mundo onde não há verdadeiras democracias. Quem manda são os poderosos e influentes, e quem tenta dizer o contrário é "eliminado". Vivemos nesse mundo desigual, de pobreza, cuja não deveria existir, se os "grandes nomes" do mundo desejassem.

    Mas, mesmo assim, creio que devemos buscar o mesmo sorriso dessas crianças. Tentar ser como criança, e digo que tenho tentado. Sorrir.

    ResponderExcluir
  5. Muito bom o texto querido Fayson... Que seja hoje um dia de oração, e que os próximos, sejam dias de atitudes em favor delas.

    ResponderExcluir
  6. ótimo texto meu amor :}
    É incrível ver como as crianças são puras! embora algumas se encontrem numa situação financeira desfavorável, elas muitas vezes trazem um sorriso muito mais sincero por sair pelo mato brincando com "varetinhas e pedrinhas", do que uma criança com uma boa condição financeira, mimada que faz birra porque não ganhou a boneca ou o carrinho que tanto queria de presente!
    Ser criança é saber dar valor às pequenas coisas e aos simples momentos da vida...
    é pegar uma florzinha no jardim, e dar de presente para alguém com tanto amor a ponto de transformar a pequena flor mais linda do que um buquê de rosas de floricultura.
    Ser criança é ser livre pra amar e confiar em tudo e em todos, é não ver a maldade nas pessoas sem antes conhecê-las.
    Por este motivo que Jesus disse:

    Mas Jesus chamou a si as crianças e disse: "Deixem vir a mim as crianças e não as impeçam; pois o Reino de Deus pertence aos que são semelhantes a elas.
    Digo-lhes a verdade: Quem não receber o Reino de Deus como uma criança, nunca entrará nele".
    Lucas 18:16-17

    Ser como criança! ser puro, humilde e manso de coração...Jesus era assim...crianças são assim...nós é quem somos os responsáveis por transformar as criaturas mais lindas e puras do mundo em gente...gente como a gente!
    Que hoje possamos encontrar a criança que se perdeu dentro de nós...e dar valor à essa essência pura, sincera e humilde!

    ResponderExcluir