terça-feira, 7 de junho de 2011

Nascidos da Carne!


Há distinções claras entre nascimento e o Novo Nascimento. Enquanto este é por meio de Jesus Cristo, àquele decorre de Adão. Através do Novo Nascimento o homem adquire a natureza divina, enquanto através do nascimento, o homem adquire a natureza decaída de Adão.

O nascimento do homem natural está vinculado à natureza Adâmica e o novo nascimento à natureza de Cristo, o último Adão ( 1Co 15:45 ). 

O nascimento do homem decorre da vontade da carne, da vontade do varão e do sangue e o novo nascimento se dá por meio da Palavra de Deus (água) e pelo Espírito de Deus.

O ‘novo’ nascimento dá origem ao novo homem, ou ao homem espiritual, e o nascimento dá origem ao velho homem, ou ao homem carnal “Mas não é primeiro o espiritual, senão o natural; depois o espiritual” ( 1Co 15:46 ).
A vontade do homem e a vontade de Deus dão origem a nascimentos distintos.
Os homens quando vêm ao mundo nascem da vontade do homem, da vontade da carne e do sangue: este é o primeiro nascimento.

O novo homem ao nascer, nasce da vontade de Deus por meio da água e do Espírito: este é o novo nascimento, o nascimento do homem espiritual. 

Só é possível nascer da vontade de Deus aqueles que crêem em Cristo, pois estes recebem poder para serem feitos filhos de Deus e tornam-se participantes da natureza divina. Estes recebem da plenitude que há em Cristo ( Cl 2:10 ; Ef 4:19 e Jo 1:16 ).
O novo nascimento só ocorre por meio da fé no Filho de Deus; não há outra maneira de se alcançar a filiação divina.
Todos os homens nascidos de Adão são plantas que Deus não plantou, visto que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. As plantas que o Pai 'planta' são aqueles que crêem em Cristo. Estes não serão arrancados, e permanecem para sempre.

Outra figura que ilustra o nascimento e o novo nascimento é a parábola dos dois caminhos. O nascimento é porta de entrada tanto para o caminho largo, quanto para o caminho estreito. Quando nascido de Adão, o homem entra pelo caminho largo, quando nascido de novo em Cristo, o homem entra pelo caminho estreito.
Da mesma forma, os vasos para honra são feitos em Cristo, e os vasos para desonra feitos em Adão. Tanto os vasos para honra, quanto os para desonra são feitos da mesma massa.

Se o homem quiser nascer de novo, é preciso entrar pela porta estreita, e será feito vaso para honra.

Todos os homens nascidos de Adão são plantas que Deus não plantou, visto que todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus. As plantas que o Pai 'planta' são aqueles que crêem em Cristo. Estes não serão arrancados, e permanecem para sempre.
  
"Ele porém respondeu: Toda planta que meu Pai celestial não plantou, será arrancada" (Mt 15:13)
 
Fiquem na Paz!                                                        Por: @GustavoWoerner

4 comentários:

  1. Baaah, que post manolo.
    Cada dia melhor suas postagens!

    Que nós como cristãos possamos estar no novo nascimento em Cristo, pra não sermos arrancados.

    ResponderExcluir
  2. Ótimo texto! Bonito pra caramba!

    Curto essa mistura de símbolos bíblicos que reforçam a ideia de reino, Jesus fazia muito disso nas suas parábolas!

    ResponderExcluir
  3. dá uma certa esperança saber que todos os vasos possuem a mesma massa, e precisam de igual mudança e podem mudar. Tava pensando esses dias naquelas pessoas que eu julgo "nossa, ela tá na igreja mas é evidente que nao se converteu ainda" e desisto simplesmente me conformando que será sempre assim. Teve esperança pra mim... porque não teria pro outro? Excelente!

    ResponderExcluir
  4. Que possamos verdadeiramente nascer de novo em Cristo Jesus. ;D
    Ótimo post, que Deus continue o abençoando!

    ResponderExcluir