sábado, 6 de agosto de 2011

Eu mereço uma segunda chance?

Se o cara que assassinou as crianças em realengo estivesse vivo, você daria uma segunda chance pra ele? É uma pergunta difícil de responder, afinal, o cara foi um “psicopata”. Matou crianças inocentes, e isso nos deixa com um sentimento revoltante, é óbvio.



Mas o que Jesus faria? O mesmo não morreu numa cruz por "santos" e "pecadores?" Eu não sou diferente de ninguém. Jesus vê no bom o desejo do mal, e no mal o desejo do bem. Você alguma vez já recebeu uma segunda chance por algo? Num olhar humano, há “diferença” entre o “matar” e o “mentir”. Mas lembremos que uma mentira também pode “matar” a vida de alguém.
O que me preocupa, é que nós cristãos que deveríamos ser “diferentes” nessa situação, somos os primeiros a acusar e dizer: “Esse cara merece ir pro inferno”. Somos egoístas demais, não acha?
Sabemos que pra Deus não há diferença de pecadinho ou pecadão. Então porque fazemos essa acepção de pecados para com as pessoas? Paulo na carta aos Romanos enfatiza que TODOS pecaram e destituídos da glória de Deus estão. Isso nos mostra que a minha mentira é tanto pecado quanto matar alguém.
A lógica diz: “Ela não merece isso”. Jesus diz: “Isso mesmo, mas você também não”. Max Lucado
Analisemos por outra perspectiva a situação:
Se fosse você (isso mesmo, você que está lendo) que tivesse assassinado aquelas crianças, você pediria uma segunda chance pra “mudar”? Você gostaria de receber uma nova chance da sociedade? Difícil pensar por esse lado, não? Eu sou “certo” demais pra fazer uma barbaridade como essa.
Com certeza você está pensando com seu coração egoísta: “Sim, EU mereço/merecia uma segunda chance”. Mas não, ninguém merece uma segunda chance, porém, a GRAÇA, a MISERICÓRDIA e o AMOR de Deus é mais forte que TUDO isso, por isso ELE nos perdoa e nos ensina a perdoar.
Lembra da oração do Pai Nosso: “Perdoa a mim, para que eu também perdoe o meu próximo?”. Se você “merece” o perdão, o outro também merece perdão, não acha?
Enfim, sob um olhar de Jesus, TODOS merecem uma segunda chance, tenha feito o que for, porém, nem TODOS querem uma segunda chance e arrepender-se.
Cabe a mim como cristão, me colocar na posição de Jesus, pois sou/deveria (ser) pequeno cristo e assim fazer o que Jesus faria numa situação assim. Que a graça de Deus seja sobre nós para que possamos perdoar, a tempo e fora de tempo. Amém.

8 comentários:

  1. Podemos encarar essa realidade, essa podreira nossa sob duas óticas>
    A primeira, pessimista, de que nós somos carnais demais pra um Evangelho tão puro e simples, que nossa sociedade simplesmente não está (e nunca estará, creio eu) apta para recebê-lo.
    A segunda, otimista (para não dizer sonhadora) que, uma vez que nós reconhecemos nossas falhas, podemos agir (pelo menos algumas vezes, né, em alguns 'surtos de genialidade', de acordo com a Palavra de Cristo e ser totalmente o oposto do que gostaríamos de ser - o próprio conceito de abrir mão de si mesmo.

    Eu prefiro optar pela segunda opção, mesmo sabendo que vou errar bem mais que acertar (:

    ResponderExcluir
  2. Por mais difícil que seja, todos nós devemos perdoar. Diante de Deus, estamos todos no mesmo nível e mesmo assim Deus nos perdoa.

    ResponderExcluir
  3. Respondendo ao Abigobaldo: Eu opto pela segunda opção também, por mais difícil e dolorosa que seja.

    Mas afinal, quem somos nós diante de tamanha graça e o amor de Cristo?

    ResponderExcluir
  4. Pois é, há uns tempos atrás eu postei um texto lá no Achando Graça com o título de Luto Pelos Condenados, dizendo exatamente isso... Na verdade, achamos que temos o direito de possuir perdão, porque o nosso pecado visto a partir da nossa perspectiva é sempre pequeno. No entanto, não é o tamanho do pecado, mesmo porque não há pecadinho nem pecadão. Não é o tamanho do pecado que deve influir na nossa busca pela santidade e perdão, é o reconhecimento de que Cristo é o padrão que deve nos mover à santidade. Ótimo texto amigo!

    ResponderExcluir
  5. Ótimo texto Fayson, faz com que reflitamos sobre nossa condição de pecador lutando contra o pecado.
    No entanto não podemos nos esquecer que mesmo com uma segunda chance o pecado traz consequências, algumas imediatas, outra tardias. A graça e o perdão vem de Deus, no entanto, no caso citado, há de se arcar com a justiça dos homens, mesmo que ele tivesse recebido o perdão de todos os pais

    ResponderExcluir
  6. Sim, mas isso entra em outro assunto eu diria. Que no caso, é a justiça dos homens e a consequência do pecado por tal ato.

    Em breve, um novo post sobre isso, hehe!
    Abraços, fica na Paz.

    ResponderExcluir
  7. Precisamos aprender a perdoas e também confessar nosso erro, pois, muitos julgam e não querem ser julgados !

    ResponderExcluir
  8. Ótimo texto, eu estava justamente comentando sobre isso hoje com alguns amigos, sobre caráter cristão! o Que Jesus faria nessa situação? e tenho certeza de que ele nunca apontaria o dedo para julgar e mandar pro inferno, não podemos nos esquecer que somos pecadores, e não há diferença entre os pecados, exceto pela consequência claro... Temos que aprender a perdoar, deixar de ser insensíveis e nos colocar no lugar do próximo. Parabéns pelo post.

    ResponderExcluir