quarta-feira, 4 de maio de 2011

Compartilhando Experiências, Construindo Sonhos

Primeiramente, gostaria de Agradecer a Deus pelo privilégio de conhecer cada funcionário da Limpeza Urbana de Ponta Grossa, ou simplesmente os "Garis", "Lixeiros", "Catador es de Lixo"ou como você os queira chamar.

Confesso que é uma experiência muito grande partilhar cerca de 30,45 minutos do meu tempo com eles. Ouvi-los contar um pouco de suas histórias de vida, seu dia-a-dia ou simplesmente, dividirem a refeição entre si.
Me encanta muito a unidade de grupo entre eles, bem como vemos em Atos, onde os apóstolos diziam que "Tudo era de Todos".


Tenho me habituado ao dia-a-dia deles , onde temos um horário "marcado" todas as segundas, quartas e sextas. Levar apenas um copinho de água eu diria que não é nada, comparado com a alegria, a simplicidade e humildade que  cada um tem ao receber e dizer com um baita sorriso no rosto: "Obrigado, Deus que abençoe". Posso dizer que o lugar onde eles se reúnem se tornou uma "casa" pra mim, onde sou bem recebido e bem-vindo por todos. Desde o primeiro dia, deixei bem claro que não estava fazendo essa "caridade" por "dó" ou pra ter um "reconhecimento" da sociedade. NÃO! Em momento algum isso passou ou passa pela minha cabeça. Quero ser apenas um cristão que vive a plenitude da Imagem e Semelhança de Cristo, fazendo o que o próprio Cristo fazia e faria nos nossos dias. Porque levar um copo de água? Porque infelizmente nossa Sociedade Burguesa e Capitalista os trata como invisíveis, e muitos já sentiram na pele a ignorância e arrogância de algumas pessoas recusarem UM COPO DE ÁGUA. 

Tenho plena satisfação em tratá-los como HUMANOS e não OBJETOS! Cada um ali, tem sua família, sentimentos, sonhos e a esperança de serem reconhecidos apenas como TRABALHADORES e não, serem vistos como os "Catadores de Lixo". Você ao menos já parou pra pensar que se Eles ficarem UM dia sem limpar a cidade, o CAOS que se torna a mesma? Faz bem pensar um pouco, reflita! Será mesmo que eles são apenas os "catadores de lixo" ou os Agentes da Limpeza, que deixa nossa cidade mais linda e charmosa.

A cada dia que passa, eu me revolto com uma humanidade sem coração. Pessoas que por status, se acham melhor que outras, que negam até mesmo um BOM DIA. Vivemos em um mundo onde, o meu REINO é mais importante que tudo e, para isso tenho que ser superior á tudo e a todos. 

Acredito que essa experiência está me deixando curado da doença burguesa, e abrindo os meus olhos pra ser mais HUMANO. Hoje, Eles são meus amigos e posso afirmar isso! Sinto-me honrado de estar convivendo com eles e partilhando momentos maravilhosos, onde compartilhamos experiências e construimos sonhos.

"Faço questão de o trabalhador saber que eu sei que ele existe. Eles são tratados pi or do que um animal doméstico, que sempre é chamado pelo nome. São tratados como se fossem uma 'COISA'" - Fernando Braga da Costa
E todos os que criam estavam juntos, e tinham tudo em comum - Atos 2:44
O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei - João 15:12
 

6 comentários:

  1. Trabalho incrível, merece toda a atenção e também um pouco de esforço nosso, seja em forma de ajuda própriamente dita ou em oração. =)

    ResponderExcluir
  2. Lindo texto, podemos sentir toda a sua emoção ao escrever, pareando a realidade,que na maioria das vezes é dura e difícil, com o amor, o maior Dom que Deus colocou em nosso ♥.
    Fico feliz que tá sendo uma "bença" Fayson! rs

    ResponderExcluir
  3. Toda vez que eu vejo um limpador de rua, lembro-me de vc e desse seu projeto maravilhoso!
    vc já tinha me contado dele antes, mas ao ler este post...nossa...é tão empolgante o modo como escreve, que parece que estamos conversando frente a frente, e não que estou apenas lendo um post.
    Deus continue abençoando este trabalho! eu vou continuar orando por isso tmbm ;]

    ResponderExcluir
  4. Parabéns cara!!!
    E Obrigado pelas lindas palavras e pela lição de vida.

    ResponderExcluir
  5. Mano,
    Emocionante o seu relato!
    Prossiga, tornando-se cada vez mais humano, e assim, cada vez mais se parecendo com Jesus, o Deus encarnado!

    Grande abraço

    ResponderExcluir