sexta-feira, 11 de março de 2011

Luz, em meio as Trevas


Luz em meio às trevas


Texto> Mateus 4 – 15/17

 Esse é um dos momentos mais importantes da Bíblia, pois Jesus está prestes a revelar a verdade de quem Ele é. Aqui, Jesus está pronto pra começar o seu ministério público para revelar a si mesmo, a verdadeira Luz.

Mateus, citando Isaias está falando sobre a escuridão que cerca tantos lugares. Na verdade, é tanta escuridão que literalmente é vista como uma sombra de morte sobre as pessoas. Mas, Jesus vem e traz a Sua luz.

Essa época, Jesus tem 30 anos de idade e até então vive como um bom menino judeu, crescendo em uma familia judia, onde o pai é carpiteiro, aprende seus ofícios, obedece sua mãe em todos os sentidos e se brinca com seus irmãos.

Jesus cresceu em graça e sabedoria diante de Deus e dos homens (Lc 2 – 52). Ou seja, conforme Jesus crescia, continuava a crescer em graça diante de Deus e em estatura diante dos homens. Quanto mais crescia o seu relacionamento com Deus, também crescia com os homens. E o mesmo deveria acontecer conosco, ao crescer nosso relacionamento com Deus, deveria também crescer nossos relacionamentos na escola, faculdade, trabalho, etc.

Jesus revela quem ela é: A Verdadeira Luz. E depois de batizado por João Batista, é levado então ao deserto, onde se confronta literalmente com o “Príncipe das Trevas” (Diabo). E as trevas confrontam-se com a luz diariamente. O plano do diabo sempre foi destruir a humanidade de Jesus, tenta rebaixa-lo a qualquer ser humano comum. Mas a verdade é que Jesus todas às vezes responde com a Palavra de Deus.

“Não importa que trevas estejam à sua volta, quando a luz da vida surge na casa, as trevas tem que sair, não podem ficar” – Phil Dooley

 Jesus veio aos lugares escuros das pessoas. Ao decorrer dos evangelhos, notamos vários milagres. E não somente trouxe luz aos desamparados, rejeitados, mas também ao da “alta sociedade”. Por mais “ricos” que fossem, havia trevas em seus corações.

Mateus 5 – 14/16

 Somos chamados a ser também essa luz as pessoas. Mas, nós como hipócritas pensamos: “Jesus, esta não é a TUA função”? Jesus nos diz: “Não, você é a luz e pode cumprir seu papel quando me deixar entrar em seu coração. Minha luz começa a brilhar em sua vida e quanto mais você se aproxima de mim, mais forte será a sua Luz”.

 Mas a pergunta que nos fazemos é: Onde, estamos brilhando a nossa luz? Que lugares temos levado a nossa luz? Qual o valor da nossa luz para as pessoas que vivem na escuridão? Apenas vamos a Igreja e passamos momentos agradáveis e brincamos de ver quem brilha. Mas afinal, que diferença faz uma luz, onde já existe luz?

A verdade é que estamos muito acostumados a nossa rotina, a nossa zona de conforto. Queremos aproveitar o que esse mundo e esta vida nos oferecem, sem ao menos pensar de levar as Boas Novas aos quebrantados e aflitos de coração. Mas, não faça isso por “obrigação”, faça pelo brilho que Jesus resplandece em você.

Quero mostrar uma lista de 10 países onde cristãos são perseguidos por levar à Luz de Cristo: 1-Coréia do Norte, 2-Irã, 3-Afeganistão, 4-Arábia Saudita, 5-Somália, 6-Maldivas, 7-Iêmen, 8-Iraque, 9-Uzbequistão, 10-Laos. Cristãos estão sendo perseguidos, mortos, torturados por serem testemunhas de Cristo, por levarem a luz aos aflitos, e nós, o que temos feito com nossa luz?








2 comentários:

  1. Que sejamos a luz de Cristo em todos os lugares, em todos os momentos, por todos os nossos dias !

    ResponderExcluir
  2. É verdade do que adianta brilhar aonde já tem brilho devemos levar a luz aqueles que não tem encontrado a luz divina

    ResponderExcluir