sexta-feira, 4 de março de 2011

Jesus e suas dimensões (Parte 2)

Cheguei ao final do 15º Capítulo do Livro e, tenho me surpreendido cada vez mais.

Estarei compartilhando mais 5 capítulos com vocês.









6 - Jesus, o amigo das mulheres - Todos os evangelhos nos dizem que foram exatamente as mulheres que permaneceram junto à cruz de Jesus. Jesus anunciou sua doutrina tanto aos discípulos como às discípulas. A Igreja, infelizmente, não extraiu disso as lições que devia. Por muito tempo foram apenas os homens que interpretaram a mensagem de Jesus. Leia a História de Maria e Marta, com relação pessoal com Jesus. Também a História de Teresa d'Ávila, Hildegarda de Bingen. Você se recorda de mulheres que entenderam e interpretaram Jesus à sua maneira? Que aspectos de Jesus essas mulheres tornaram manifestos. O que essas mulheres entenderam de Jesus e que não foi bem percebido pela Igreja Oficial?

7 - Jesus, aquele que sabe ser amigo - Jesus, obviamente, não só sabia fazer amigos, mas fez ainda com que as numerosas pessoas que o seguiam se tornassem amigas uma das outras. Jesus não tratou os discípulos como servos, mas sim como amigos. Confiou-lhes tudo o que ouvira de seu Pai, tudo o que experimentara de Deus em seu coração. Compartilhou com eles seus pensamentos mais íntimos. Para Jesus, o segredo da amizade consiste em dar a vida pelos amigos. Que significa isso para você? O que você dá por seus amigos? Só coisasa exteriores? O que você pode aprender de Jesus para tornar-se capaz de ter amizades?

8 - Jesus, aquele que é capaz de sofrer inimizades - Jesus, foi coerente ao intervir contra essa distorção do relacionamento com Deus. Por sua atitude agressiva no Tempo, ele fez dos saduceus seus inimigos. Jesus fez ainda com que muitos fariseus se tornassem seus inimigos ao criticar o comportamento deles e verberar sua hipocrisia. Jesus não procurava a inimizade. Ele fazia aquilo que sentia ser a vontade de Deus, mas não deixava desviar dessa atitude por um falsa atenção para com os piedosos. ("Muitos cristãos conservadores usam essa capacidade de Jesu para enfrentar inimizades como um justificativa pelo incômodo que eles causam a muita gente. Mas é uma atitude perigosa. Quando procuro justificar todo o conflito em que me envolvo e para isso recorro à experiência que Jesus teve ao enfrentar a inimizade, fecho os olhos à minha própria participação no conflito, torno-me cego"). Quando é que você arranja inimigos sem necessidade, por projetar neles seus próprios problemas?

9 - Jesus, aquele que provoca divisão - Se alguém divide um grupo, ele próprio está interiormente dividido. Aquele que estiver reconciliado consigo mesmo também será capaz de levar reconciliação para os outros. Jesus não desafia à separação e à divisão. Mas nele os espíritos se dividem porque ele é acomodado. Quando Jesus fala, alguns se decidem a favor e outros contra. Jesus não divide por estar dividido em si mesmo. Ele apenas revela a divisão que existe nas pessoas. Ele desmascara as famílias aparentemente harmoniosas, mostrando que sua convivência é só superficial, que as pessoas se acomodaram não por amor, mas por convivência. Jesus quer pessoas maduras e independentes convivendo umas com as outras. Mas isso requer antes a divisão, o distanciamento, a demarcação. Só por esse caminho é que se torna possível uma convivência frutífera. Você sabe impor limites? Ou prefere ficar com raiva das pessoas que depositam expectativas em você? Como andam suas relações?

10 - Jesus, o reconciliador - Jesus me convida a ver exatamente onde está a minha participação no conflito. Em meu caminho, devo me reconciliar com meu adversário interior. Preciso tentar aceitar meu lado sombrio, que eu desejaria eliminar. Se não tiver me reconciliado com minha sombra, ee me levará à presença do juiz interior, à instância do meu superego. O juiz interior entregar-me-à ao oficial de justiça, que me castiga com auto-acusações, que me algema com meus padrões de comportamento (Mt 5 -23/24) Jesus não classifica as pessoas como boas ou más. Nos bons ele vê o perigo do mal, e nos maus o desejo dos bons. Você está reconciliado consigo mesmo? Com quais adversários em seu íntimo você se reconciliou? O que você não consegue aceitar em si mesmo? Preste atenção aos seus pensamentos, se eles são marcados pelo espírito de reconciliação.

O Livro Jesus e suas dimensões - Anselm Grün, apresenta 50 dimensões de Jesus. Eu coloquei os pontos que eu acho principal de cada capítulo que eu lí, mas recomendo a leitura dele na íntegra, pois dentro dos capítulos, tem os textos e algumas histórias que exemplificam bem cada dimensão de Jesus. Mas, espero ter ajudado você leitor, a "modificar" sua dimensão de Jesus, pois o mesmo não pode ser enquadrado no nosso "mundinho".

Semana que vem, o blog terá novidades, aguardem.
Bom final de semana à todos, Deus abençõe

Nenhum comentário:

Postar um comentário