segunda-feira, 2 de maio de 2011

Jesus, aquele que experimentou o sofrimento

O fato de Jesus ter acabado na cruz constitui para muitos uma provocação. Por isso, estes não podem suportar que a cruz esteja presente nas salas de aulas, nas casas, nos cimos dos montes. A cruz de acordo com estes, glorifica o sofrimento. Isso não seria bom para as pessoas. Isso as deprime e as torna agressivas.

O sofrimento deve ser aceito e suportado. Ele nos aproxima de Deus. A glorificação do sofrimento tem prejudicado muitas pessoas.

Jesus como sofredor, é mais humano e mais real que buda. "Buda evitava o sofrimento para si mesmo e, com isso, negava também a si próprio a alegria. Mantinha-se distante dos sofrimentos e emoções, não sendo portanto, verdadeiramente humano" - Carl Gustav Jung
"O sofrimento precisa ser superado, e só é superado aquilo que é suportado" - (Cartas I) E Jung aponta então, para o crucifixo na parede de sua sala de trabalho. Só do crucificado, disse ele, nós podemos aprender a conviver corretamente com o sofrimento.

Jesus foi experimentado no sofrimento. Não procurou se esquivar ao sofrimento dos homens, mas expôs-se a suas enfermidades e miséria. Não se esquivou ao seu próprio sofrimento, mas também, quando os saduceus o levaram à morte, quando Judas o traiu e quando os discÍpulos o abandonaram. Percorreu todas as situações humanas de sofrimento: Solidão, Abandono, Condenação, Rejeição, Ofensas, Incômodos, Escárnio, Desnudamento, Ridiculaziação, Transpassamento, Crucificação. O ponto alto do sofrimento de Jesus, foi a morte. Naquele momento, ele estava suspenso na cruz, sob os olhares e o desprezo de seus adversário, abandonado pelos amigos.
A experiência do sofrimento de Jesus foi, para os primeiros cristãos, algo que lhes trouxe consolo e coragem. Preservou-se os de reprimir o sofrimento. Deu-lhes força para suportá-lo em um mundo que lhes era hostíl. Jesus, experimentado no sofrimento, não seduziu os primeiros cristãos a um comportamento masoquista. Pelo contrário, fortaleceu-os para que assumissem a si próprios e a sua fé, mesmo quando perseguidos e atacados. Com os olhos voltados para o Jesus sofredor, conseguiram manter sua dignidade como pessoas humanas, mesmo quando o mundo hostil tentou tirá-la deles.

Meditar sobre o Jesus sofredor ajuda-me a dizer sim àquilo que me atinge. Então o sofrimento não me deixa amargurado, mas se ergue dentro de mim rumo ao meu verdadeiro eu, que, apesar de todas as doenças e necessidades, se mantém intacto no fundo de minha alma. Deus se manifesta de maneira nova, ou seja, como alguém que, mesmo no sofrimento, me sustenta com sua bondade e me ampara com a sua mão.

Era desprezado, e o mais rejeitado entre os homens, homem de dores, e experimentado nos trabalhos; e, como um de quem os homens escondiam o rosto, era desprezado, e não fizemos dele caso algum. Isaías 53.3

Analisar o contexto de Cristo, é muito "fácil", eu diria. Afinal, Ele era o Filho de Deus. Mas, permita-me apresentar o Apóstolo Paulo, que também experimentou o sofrimento. 

"Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade. Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece." - Filipenses 4. 11-13

Até que ponto você se esquiva ao sofrimento, tanto ao de seus semelhantes quanto ao seu próprio? Você reprime os sofrimentos? Ou vive com medo de que o sofrimento possa atingi-lo? Como você lida com esse medo?

Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não haja gado; Habacuque 3.17
 


2 comentários:

  1. iradooo...abordando este tema também, Coloco o que Paulo escreve em 2 timóteo 2:1-3
    "Portanto, você, meu filho, fortifique-se na graça que há em Cristo Jesus.
    E as coisas que me ouviu dizer na presença de muitas testemunhas, confie a homens fiéis que sejam também capazes de ensinar a outros.
    Suporte comigo os sofrimentos, como bom soldado de Cristo Jesus."

    SUPORTEM COMIGO OS SOFRIMENTOS, COMO BOM SOLDADOS DE CRISTO, PODENDO TUDO EM CRISTO QUE VOS FORTALECE AMADOS!

    inspirado por Deus, mais uma vez né

    beijooo manolinhoo

    ResponderExcluir
  2. Muito,muito muito edificante esse post ^^ Que o Senhor continue inspirando-te e usando-te para a glória dEle ... Abc !

    ResponderExcluir