sábado, 29 de janeiro de 2011

Cuidado boca, com o que fala

 Tiago 3 - 5/12

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

  • Tiago nos ensina que grandes resultados podem acalçados por pequenos meios;
  • Porém grandes estragos pode acontecer também por pequenos meios;
  • Ou seja: Um grande incêndio, pode acontecer por uma pequena fagulha de fogo, assim como também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 
  • Nossa língua usada de maneira errada é semelhante ao incêndio que consome descoladamente;
  • Vejamos o que provérbios 16 - 27 diz: O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.
  • Salomão compara os lábios como fogo ardente, ou seja: Enfatiza o poder destruídor das palavras vindicativas e caluniosas;
  • E quantas vezes nós temos amaldiçoado as pessoas e até a nós mesmos;
  • Quantas vezes temos feito blasfêmia, mexerico, malícia, mentiras, juramentos inciserosos. E isso reflete a má conversa, que tem o poder de arruinar, manchar e corromper todo o caráter moral de uma pessoa;
  • Tiago explica que a língua é capaz de contaminar o corpo inteiro. É mais difícil domar a língua do que os animais selvagens. Tomamos como exemplos os leões e elefantes nos circos;
  • Romanos 3 - 13/14 (Ver Nota 1) nos diz que não há um justo se quer e que TODOS estão debaixo do pecado;
  •  Bendizemos e amaldiçoamos com a mesma boca; nossa língua é capaz de ser usada na área da virtude como na área do vício;
  • Como nós a imagem e semelhança de Deus podemos usá-la para abençoar e amaldiçoar ao mesmo tempo?;
  • E nos versículos 11 e 12, Tiago faz uma comparação entre o "bem" e o "mal";
  • É impossível que uma videira sai figos, não é?;
  • Jesus em Mateus 7-16 (Ver Nota 2) faz a mesma comparação;
Queridos, nós temos uma escolha a ser feita, ou somos benção na vida das pessoas ou somos maldição, e isso é fato. Jesus em Lucas 11 - 23 (Ver Nota 3) nos fala que estamos com ele, ou estamos contra ele. Não podemos usa nossa língua para abençoar, louvar a Deus e ao mesmo tempo amaldiçoar nossos amigos (Até porque não fazemos isso com nossos amigos, não é verdade?), blasfemar, mentir, etc.
Lembre-se que somos a imagem e semelhança de Deus, que temos (ou deveríamos) ter a boca, os olhos, orelhas, mente, etc iguais a de Cristo. Que nos possamos a cada dia cuidar da nossa língua e do que falamos; que possamos deixar Deus controlar o nosso falar.
Provérbios 12 - 18: Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.


Nota 1 - Romanos 3 - 13/14: A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

Nota 2 - Mateus 7 - 16:  Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Nota 3 - Lucas 11 - 23: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Ps: Sugestão de música: Slow Fade - Casting Crowns

Deus abençõe.

2 comentários:

  1. Acabei de colocar ótimo alí.
    É Fayson ficou excelente o texto (reflexão)
    Devemos sempre pensar muito antes de falar,para que não tenhamos conseqüências graves depois,uma mentira,ou alguma acusação,ou até mesmo um ponto de vista errado,pode prejudicar e muito uma outra pessoa(irmão)
    Agradeço pelo texto.Grande beijo.
    Deus te abençoe também!

    ResponderExcluir
  2. sabe eu fico muito atento a esse assunto (y)
    Na escola rezávamos antes das aulas, todas as séries juntas na estrada e havia um pedaço que dizia...
    (...) -serra meu ouvido de toda calunia
    -guarda minha língua de toda maldade
    -e que só de bênçãos se encha meu espirito
    -para que eu seja tão bondoso e alegre
    -que todos quando se achegarem a mim, sintam
    a sua presença (...)

    adorei o post, além de ser uma realidade que enfrentamos, para mim foi nostálgico

    ResponderExcluir