segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

A perspectiva da ressurreição

Será que possuímos essa perspectiva? Vamos refletir em algumas questões importantes que pode respon-der-nos essa pergunta:



1.Enxergamos a vida plena e abundante apenas para depois da morte, ou também em meio à morte? Eis aí uma questão crítica. É fácil crer na ressurreição que ocorrerá no fim dos tempos, mas será que esperamos em Cristo, em nossas circunstâncias atuais?
Naquela Páscoa, os discípulos só viam tragédia. Não conseguiam ver a ressurreição, porque estavam o-lhando para o túmulo. E nós também, diante de uma tragédia, muitas vezes agimos da mesma forma; é difí-cil ver Jesus em meio ao caos. Só conseguiremos isso se estivermos olhando a vida com a perspectiva da ressurreição.

2. Nossa vida não é mais segundo a carne, mas segundo o Espírito?
Paulo nos afirma: “Assim que, nós, daqui por diante, a ninguém conhecemos segundo a carne; e, se antes conhecemos a Cristo segundo a carne, já agora não o conhecemos deste modo.” (2 Cor 5.16)
O segredo para se entender a vida ressurreta é compreender que não vemos Jesus mais segundo a carne. Isso significa que temos que enxergá-lo pela perspectiva da ressurreição. O Jesus que temos de adorar não é mais uma Pessoa Física, que caminhou pela Galiléia; adoramos o Jesus que subiu aos céus.

3. Sabemos depender do Espírito Santo em vez de confiarmos em nossas habilidades naturais?
Se assim agirmos, nossa vida será radicalmente diferente. Com a ressurreição de Cristo, o Espírito Santo passou a estar ao nosso alcance, de modo que podemos viver como ele quer que vivamos. “E porque vós sois filhos, enviou Deus aos nossos corações o Espírito de seu Filho, que clama Aba, Pai.” (Gl 4.6) Não vi-vemos mais pela nossa própria força.
Os apóstolos Pedro e Paulo são dois ótimos exemplos das grandes transformações que uma pessoa pode ter em conseqüência do poder da ressurreição. Antes da ressurreição, Pedro fazia promessas, votos e com-promissos, mas geralmente deixava de cumpri-los. Certo dia, Jesus lhe disse: “Tu, pois, quando te converte-res, fortalece os teus irmãos.” (Lc 22.32) Em outras palavras, quando você se converter, terá também uma nova perspectiva, e passará a ver que suas forças virão do Espírito, e não de si mesmo. E na verdade Pe-dro viveu seu próprio Getsêmani, a negação, a separação do Mestre e posterior restauração. Tornou-se outro homem, e depois disso, sua vida passou a ser uma demonstração do poder do Espírito Santo, e não das fraquezas de um homem comum.
Paulo também passou por transformações grandiosas. Ele era perseguidor da Igreja, e blasfemo. Um dia, na estrada de Damasco, ele encontrou a luz de Jesus e ficou cego. Quando recuperou a visão, passou a enxergar tudo com essa nova perspectiva. Naquele encontro com Cristo, Deus, tocou seu coração, transfor-mou-o, tornando-o uma das maiores testemunhas do Cristo vivo que a Bíblia registra.

A morte e ressurreição de Jesus nos capacitam a ver a vida pela perspectiva dele.

Um comentário:

  1. Parafraseando: "Que morte e ressurreição de Jesus me capacite a ver a vida pela perspectiva Dele", que essa seja minha oração.

    Parabéns e obrigada pela mensagem.

    ResponderExcluir