segunda-feira, 15 de abril de 2013

Fora do Tempo

Reconhecer nossa incurável escravidão ao tempo pode nos ajudar a entender porque Deus não respondeu a Jó quando este quis saber "Por quê"?. Deus preferiu replicar mencionando alguns fatos fundamentais do Universo que jó mal conseguia compreender e advertindo-o de que ele, Deus, cuidaria do resto. Talvez Deus nos mantenha na ignorância porque nem Jó, nem Einstein, nem você, nem eu poderíamos entender a visão "do alto".

Não podemos entender quais "regras" se aplicam a um Deus que vive fora do tempo, tal como o percebemos, e que, todavia, às vezes entra no tempo. Veja-se toda a confusão que envolve a palavra "presciência". Deus sabia de antemão que Jó permaneceria fiel e assim ele ganharia a aposta? Se Deus sabia, como podia tratar-se de uma verdadeira aposta? Ou quer dizer dos desastres naturais da Terra? Se Deus conhece de antemão, ele não é culpado?

Mas - e esta talvez seja a principal mensagem por trás do vigoroso discurso de Jó - não podemos aplicar a Deus nossas regras simplistas. A própria palavra "presciência" denuncia o problema. Rigorosamente falando, Deus não "prevê" nossas ações. Deus apenas nos vê fazendo isso ou aquilo, num eterno presente. E, sempre que tentarmos imaginar o papel de Deus em qualquer acontecimento específico, necessariamente vemos as coisas "de baixo", julgando o comportamento de Deus mediante nossos frágeis padrões de uma moralidade dependente do tempo.

Um dia talvez vejamos problemas como "Deus causou a queda do avião?" numa luz diferente.

A longa discussão da Igreja sobre a PRESCIÊNCIA e a PREDESTINAÇÃO ilustra nossas inadequadas tentativas de compreender aquilo que, para nós, só faz sentido quando entra no tempo. Em outra dimensão, nós sem dúvida veremos essas coisas de modo diferente. A Bíblia diz que Cristo foi escolhido "antes da criação do mundo", o que significa antes de Adão e antes da queda e assim antes da necessidade de qualquer redenção. A Bíblia diz que a graça e a vida eterna nos foram dadas "em Cristo Jesus antes dos tempos eternos" (Segundo a Edição Contemporânea de Almeida). Como se poderia dizer que alguma coisa ocorreu "ANTES dos tempos eternos?" Antes de criar o tempo, Deus tomou medidas para redimir um planeta decaído que nem sequer existia! Mas, quando "entrou" no tempo, o Filho de Deus tinha de viver, e morrer, de acordo com as regras do nosso mundo, preso em nosso tempo.

2 comentários:

  1. Bom dia!!! passando para fazer uma visita e te convidar para visitar o novo Web Zone confira e siga tb... parabéns pelo trabalho aqui!!
    Jesus te abençoe!!! http://webzone14.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Olá , passei pela net encontrei o seu blog e o achei muito bom,
    li algumas coisas folhe-ei algumas postagens,
    gostei do que li e desde já quero dar-lhe os parabéns,
    quando encontro bons blogs sempre fico mais um pouco meu nome é: António Batalha.
    Deixo-lhe a minha bênção.
    E que haja muita felicidade e saúde em sua vida e em toda a sua casa.
    PS. Se desejar seguir o meu blog,Peregrino E Servo, fique á vontade, eu vou retribuir.

    ResponderExcluir