segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

O Reino de Deus é Construindo entre Amigos


A Carta na íntegra
Ultimamente essa frase tem mexido bastante comigo, pois tenho visto que cada vez mais há um “conflito” entre denominações, cada qual quer mostrar os “seus frutos”, “seus resultados”, “suas boas obras” e blá blá blá.

Se o próprio Jesus disse aos discípulos que os mesmos eram seus amigos, e lhes confiava o que o PAI lhe tinha revelado, porque é então que nós, “cristãos atuais” não fazemos o mesmo; e “construímos o Reino de Deus entre amigos”? Essa é uma pergunta a qual tenho tido dificuldade em responder; ora por mim, ora pelos outros.

No dia 09/12/2011 busquei viver isso na prática, em um trabalho no qual Deus tem me dado graça para continuar; onde ELE sempre foi O Último e O Único recurso do “Projeto com os Garis de Ponta Grossa”. Nesse dia, após 10 meses visitando-os, compartilhando a Palavra, trocando experiências e construindo sonhos, fizemos uma confraternização de fim de Ano. É sempre uma honra e um grande prazer dividir o meu tempo com eles, é onde sou curado dessa maldita doença burguesa e capitalista, aprendendo que pra ser feliz, preciso de AMIGOS e não do DINHEIRO.

Momento da Ceia
Nesse dia, fizemos uma confraternização de final de ano, juntamente com a Ceia. SIM, eu fiz uma CEIA com eles, pois é o SENHOR quem nos convida. Creio que muitos já se esqueceram desses versículos de Paulo aos Corintios.

Quando vocês se reúnem, não é para comer a ceia do Senhor,
porque cada um come sua própria ceia sem esperar pelos outros. Assim, enquanto um fica com fome, outro se embriaga – 1ª Coríntios 11:20-21
.

Pra você, o que significa a CEIA? Pra mim, quando eu divido o pão, significa que divido a minha vida, assim como Jesus “rasgou” sua vida por mim. Quando eu divido o vinho (suco), significa que o mesmo sangue que Jesus verteu na cruz, foi por mim e pelo meu semelhante. Então, quando eu divido o pão e o vinho, eu divido a minha vida com o meu próximo. Porque o pão e o vinho do “ritual/memorial” só fazem sentidos, quando compartilhado com o próximo no dia-a-dia.

Com certeza aquele momento ficará marcado para eles, assim como ficou marcado na minha vida. Vi alguns emocionados, contendo as lágrimas (pois creio que nunca tiveram um momento como àquele); e de fato, foi emocionante. Eu cheguei à minha casa e acabei-me em lágrimas, não pude conter a alegria que em mim contagiava. Liguei para minha namorada e compartilhei um pouco do tínhamos vivido lá.

Cartas e "marca páginas" que fiz para eles.
Estar vivendo esse tempo junto aos garis tem me proporcionado a olhar o mundo sob um novo prisma, pois imagens são como ônibus. Uma imagem não é algo fixo. Imagens são como janelas através das quais olhamos para o que está longe. Cada janela nos oferece uma visão nova. As imagens convidam cada uma a formar sua própria imagem. Elas abrem nossos olhos. Mas deixam-nos também a liberdade de enxergar mais além, se não nos disserem nada. As imagens querem abrir uma janela para que possamos ver Jesus de uma maneira nova. Mostram-nos dele algo que a teologia conceitual não consegue mostrar. Atualizadas, revelam coisas novas na figura de Jesus. Imagens são como ônibus. Elas nos põem em movimento. Levam-nos para frente. Mas os ônibus, às vezes param. Não conseguimos ir mais adiante. Temos então que descer e então tomar outro ônibus; temos que procurar outras imagens que nos permitam descobrir em Jesus coisas novas. 

Acredito que essa experiência está me deixando curado da doença burguesa, e abrindo os meus olhos pra ser mais HUMANO. Hoje, Eles são meus amigos e posso afirmar isso! Sinto-me honrado de estar convivendo com eles e partilhando momentos maravilhosos, onde compartilhamos experiências e construímos sonhos.

Que você também se permita construir o Reino de Deus entre amigos.

Deixo aqui, a minha gratidão por todos que tem orado, ofertado e caminhado junto com esse projeto, creio que assim, continuaremos a viver e construir o Reino de Deus entre amigos.


“Não pode haver testemunho inconfundível onde não haja vida inconfundível. Os cristãos são, portanto, chamados ao arrependimento. Precisam chegar a Cristo, o servo, e deixar que Ele ponha a sua forma distinta sobre ele. Necessitam cuidar para que a Igreja que evangeliza também dê evidências visíveis das credenciais do seu trabalho”


@FaysonMerege


































7 comentários:

  1. As vezes a gente escuta na igreja sobre 'sair da zona de conforto' e agir, e as pessoas nao pensam na realidade e pratica desse conselho!
    Estou certa de que o coração de Deus se enche de alegria com seu projeto!
    Deus abençoe³³³!!!

    ResponderExcluir
  2. Que bela iniciativa, são pessoas tão carente por atenção. Quando vou a padaria sempre dou bom dia pra uma senhora gari, um dia ela perguntou,Meio assustada "Vc está falando comigo, por que ninguém me comprimenta, sou invisivél para os demais". Senti que posso sim fazer muito mais que um simples "Bom dia", desde então ela se tornou minha amiga, sempre que vê pode ser de longe, ela já grita "Oiiii Lú". Acho isso tão lindo, quero sim ser benção por onde passar.

    ResponderExcluir
  3. Espero que um dia Deus me permita também fazer um trabalho como este para glória dEle, que o Senhor possa te fortalecer a cada manhã derrame amor em seu coração para que continue nesta caminhada! Q Sempre Dê tudo certo para ti conforme a vontade do Pai, parabéns, glórias a Deus, fique com Ele :*** Deus abençoe o blog e o projeto, e sua vida, rs. bjs

    ResponderExcluir
  4. ja tentei comentar umas 3000 vezes pelo galaxy mais não deu certo.
    Pois bem manolo, eu li esse post no mercado e estava imaginando as cenas e só posso dizer que fiquei emocionado demais. Esse projeto sei que tem sido uma benção para essas vidas.
    Parabéns pelo esforço e pelo trabalho. Espero ir em 2012 ver de perto e te ajudar nisso.

    Deus abençoe grandão ;DDDD

    ResponderExcluir
  5. Fayson, não entendi se foi uma ceia ou uma Santa Ceia. Pelas fotos, me pareceu uma ceia de confraternização, estou certo? Belo texto.

    ResponderExcluir
  6. parabéns pela iniciativa de levar o evangelho para além das 4 paredas da igreja institucional. a CEIA é pra mim um dos melhores momentos da comunidade onde partilhamos o pão da vida com os irmãos!! saudaçoes em cristo Jesus!

    ResponderExcluir
  7. Manolo, tens toda razão quando diz que o Reino é construído entre amigos, esse final de semana com as crianças do bairro frei lency pude observar isso, a carência de atenção, de amizade, de carinho, um abraço, um beijo..de realmente ser amigo.
    Parabéns pela iniciativa de levar a amizade, o amor e atenção para os garis..enfim..este é o Reino entre nós.
    Abraço.

    ResponderExcluir