sábado, 29 de janeiro de 2011

Cuidado boca, com o que fala

 Tiago 3 - 5/12

Assim também a língua é um pequeno membro, e gloria-se de grandes coisas. Vede quão grande bosque um pequeno fogo incendeia. A língua também é um fogo; como mundo de iniqüidade, a língua está posta entre os nossos membros, e contamina todo o corpo, e inflama o curso da natureza, e é inflamada pelo inferno.
Porque toda a natureza, tanto de bestas feras como de aves, tanto de répteis como de animais do mar, se amansa e foi domada pela natureza humana; Mas nenhum homem pode domar a língua. É um mal que não se pode refrear; está cheia de peçonha mortal. Com ela bendizemos a Deus e Pai, e com ela amaldiçoamos os homens, feitos à semelhança de Deus. De uma mesma boca procede bênção e maldição. Meus irmãos, não convém que isto se faça assim. Porventura deita alguma fonte de um mesmo manancial água doce e água amargosa? Meus irmãos, pode também a figueira produzir azeitonas, ou a videira figos? Assim tampouco pode uma fonte dar água salgada e doce.

  • Tiago nos ensina que grandes resultados podem acalçados por pequenos meios;
  • Porém grandes estragos pode acontecer também por pequenos meios;
  • Ou seja: Um grande incêndio, pode acontecer por uma pequena fagulha de fogo, assim como também as naus que, sendo tão grandes, e levadas de impetuosos ventos, se viram com um bem pequeno leme para onde quer a vontade daquele que as governa. 
  • Nossa língua usada de maneira errada é semelhante ao incêndio que consome descoladamente;
  • Vejamos o que provérbios 16 - 27 diz: O homem ímpio cava o mal, e nos seus lábios há como que uma fogueira.
  • Salomão compara os lábios como fogo ardente, ou seja: Enfatiza o poder destruídor das palavras vindicativas e caluniosas;
  • E quantas vezes nós temos amaldiçoado as pessoas e até a nós mesmos;
  • Quantas vezes temos feito blasfêmia, mexerico, malícia, mentiras, juramentos inciserosos. E isso reflete a má conversa, que tem o poder de arruinar, manchar e corromper todo o caráter moral de uma pessoa;
  • Tiago explica que a língua é capaz de contaminar o corpo inteiro. É mais difícil domar a língua do que os animais selvagens. Tomamos como exemplos os leões e elefantes nos circos;
  • Romanos 3 - 13/14 (Ver Nota 1) nos diz que não há um justo se quer e que TODOS estão debaixo do pecado;
  •  Bendizemos e amaldiçoamos com a mesma boca; nossa língua é capaz de ser usada na área da virtude como na área do vício;
  • Como nós a imagem e semelhança de Deus podemos usá-la para abençoar e amaldiçoar ao mesmo tempo?;
  • E nos versículos 11 e 12, Tiago faz uma comparação entre o "bem" e o "mal";
  • É impossível que uma videira sai figos, não é?;
  • Jesus em Mateus 7-16 (Ver Nota 2) faz a mesma comparação;
Queridos, nós temos uma escolha a ser feita, ou somos benção na vida das pessoas ou somos maldição, e isso é fato. Jesus em Lucas 11 - 23 (Ver Nota 3) nos fala que estamos com ele, ou estamos contra ele. Não podemos usa nossa língua para abençoar, louvar a Deus e ao mesmo tempo amaldiçoar nossos amigos (Até porque não fazemos isso com nossos amigos, não é verdade?), blasfemar, mentir, etc.
Lembre-se que somos a imagem e semelhança de Deus, que temos (ou deveríamos) ter a boca, os olhos, orelhas, mente, etc iguais a de Cristo. Que nos possamos a cada dia cuidar da nossa língua e do que falamos; que possamos deixar Deus controlar o nosso falar.
Provérbios 12 - 18: Há alguns que falam como que espada penetrante, mas a língua dos sábios é saúde.


Nota 1 - Romanos 3 - 13/14: A sua garganta é um sepulcro aberto; Com as suas línguas tratam enganosamente; Peçonha de áspides está debaixo de seus lábios;Cuja boca está cheia de maldição e amargura.

Nota 2 - Mateus 7 - 16:  Por seus frutos os conhecereis. Porventura colhem-se uvas dos espinheiros, ou figos dos abrolhos?

Nota 3 - Lucas 11 - 23: Quem não é comigo é contra mim; e quem comigo não ajunta, espalha.

Ps: Sugestão de música: Slow Fade - Casting Crowns

Deus abençõe.

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Aliança Com Deus

Romanos 7 - 1/6
Não sabeis vós, irmãos (pois que falo aos que sabem a lei), que a lei tem domínio sobre o homem por todo o tempo que vive? Porque a mulher que está sujeita ao marido, enquanto ele viver, está-lhe ligada pela lei; mas, morto o marido, está livre da lei do marido. De sorte que, vivendo o marido, será chamada adúltera se for de outro marido; mas, morto o marido, livre está da lei, e assim não será adúltera, se for de outro marido. Assim, meus irmãos, também vós estais mortos para a lei pelo corpo de Cristo, para que sejais de outro, daquele que ressuscitou dentre os mortos, a fim de que demos fruto para Deus. Porque, quando estávamos na carne, as paixões dos pecados, que são pela lei, operavam em nossos membros para darem fruto para a morte. Mas agora temos sido libertados da lei, tendo morrido para aquilo em que estávamos retidos; para que sirvamos em novidade de espírito, e não na velhice da letra.


  • Paulo compara o pecado e a lei com o casamento;
  • Se alguém está casado (a) e houver traição de ambos, estarão em pecado, assim adulterando a lei;
  • Porém se a mulher ou o homem estiverem viúvos, podem casar-se novamente e não estarão sendo adulteros; 
  • A morte, leva relações ao fim; ou seja: o que nos prendia, não nos prende mais;
  • Outro lado da ilustrção é que a união com Cristo, em sua ressureição, confere ao cristão uma nova relação;
  • Nos somos (Enquanto não aceitamos a Cristo), éramos (Quando aceitamos a Cristo como Senhor e Salvador) casados com o mundo e com o pecado. Tínhamos uma aliança com ambos;
  • Quando aceitamos a Cristo, devemos morrer para o mundo (e o mundo morrer em nós) e para o pecado; assim casando-se com Deus;
  • Pois, se aceitamos a Cristo ainda casados com o mundo, estamos adulterando com Deus, estamos traindo o mundo (nesse caso Deus seria o "amante");
  • Em contra partida, quando o pecado morre em nossa vida e casamos com Deus e, voltamos a fazer coisas do mundo e os desejos da carne (Gálatas 5 - 19/21) estamos adulterando contra Deus (nesse caso o mundo seria o amante) Ver Nota 1;
  • Nós temos que escolher com quem queremos casar: Com Deus ou com o mundo;
  • Não podemos viver em cima do muro; 
A boa notícia, é que Deus nos convida para esse Casamento, essa nova aliança. Porém, Deus não quer ser nosso "amante" e muito menos traído. Por isso ELE nos dá o lívre arbítrio de escolha.

Deus quer fazer uma aliança contigo, mas você aceita? Se você deseja do fundo do seu coração fazer essa aliança com Deus, faça essa oração onde estiver e, aceite o pedido de Cristo em casamento.

" Senhor, eu acredito na sua fidelidade e no Teu Amor, sei que não tenho vivido conforme a tua verdade, mas reconheço os meus erros e lhe peço perdão. Faça morrer em mim os desejos do mundo e da carne, me deixando livre do pecado. Eu te aceito como meu Senhor e Salvador. Amém".

Nota 1 (Gálatas 5 - 19/21)
Porque as obras da carne são manifestas, as quais são: adultério, prostituição, impureza, lascívia, Idolatria, feitiçaria, inimizades, porfias, emulações, iras, pelejas, dissensões, heresias, Invejas, homicídios, bebedices, glutonarias, e coisas semelhantes a estas, acerca das quais vos declaro, como já antes vos disse, que os que cometem tais coisas não herdarão o reino de Deus.

Deus Abençõe!
  
 

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Morte, que gera vida

Atos 7 - 54/60
E, ouvindo eles isto, enfureciam-se em seus corações, e rangiam os dentes contra ele.
Mas ele, estando cheio do Espírito Santo, fixando os olhos no céu, viu a glória de Deus, e Jesus, que estava à direita de Deus; E disse: Eis que vejo os céus abertos, e o Filho do homem, que está em pé à mão direita de Deus. Mas eles gritaram com grande voz, taparam os seus ouvidos, e arremeteram unânimes contra ele.
E, expulsando-o da cidade, o apedrejavam. E as testemunhas depuseram as suas capas aos pés de um jovem chamado Saulo. E apedrejaram a Estêvão que em invocação dizia: Senhor Jesus, recebe o meu espírito.
E, pondo-se de joelhos, clamou com grande voz: Senhor, não lhes imputes este pecado. E, tendo dito isto, adormeceu.

1º Ponto: - Estevão, homem cheio do Espírito Santo;
- Homem cheio da graça e do poder de Deus;
- Realizava grandes maravilhas e sinais entre o povo.

Porém, quando fazemos à obra de Deus, o diabo se levanta tentando nos derrubar, coloca pessoas que se opõem as nossas opiniões e pensamentos (e isso dentro e, fora da igreja).

2º Ponto: - Estevão tinha certeza da salvação;
- Sabia que o Espírito Santo habitava nele;
- Sabia que quando morrer veria Deus face a face.

“Senhor Jesus recebe meu espírito”.

No momento de apedrejamento, Estevão não reclama, não blasfema, não lança sobre si maldição, mas ‘agradece’ pedindo pra Deus receber seu espírito. Estevão sabia que sua missão tinha sido cumprida. No entanto, no versículo 59 ele diz: “Vejo os céus abertos e o Filho do Homem em pé, a direita de Deus”.

Estevão não teve uma morte “suave”, mas teve um encontro com Deus, um privilégio de ser recebido por Deus.

E nós, quando morrermos, seremos recebidos por Deus com tanta alegria, assim como Deus recebeu Estevão? Nossa morte trará vida para alguém? Será exemplo para alguém?

3º Ponto: - Vida com Deus, gera vidas com Deus;
- Através da nossa morte, trazemos (ou devemos) dar vida a outras pessoas;
- Saulo começa a mudar sua vida, com a morte de Estevão;
- Jesus morreu para que hoje estivássemos vivos. Tivéssemos Vida.

Saulo, que mais tarde vem a ser conhecido com Paulo de Tarso, um dos perseguidores da Igreja da época, tem sua vida transformada através da vida (e morte) de Estevão.

“Imagino eu, que ele tenha ficado surpreso com tanta satisfação de Estevão, em sua própria morte”.

No caminho para Damasco, Paulo tem um “Encontro com Deus” e, e Deus o permite ficar cego, para mais tarde Ananias cura-l e, ser um grande homem de Deus.

Nossa vida só fará sentido quando começarmos a transformar vidas, através das nossas vidas. Sendo exemplo, deixando exemplo. Estevão foi o primeiro mártir do Novo Testamento, o primeiro jovem a morrer “duramente” e, podemos considera-lo um verdadeiro LOUCO POR JESUS.

E você, e eu, podemos nos considerar verdadeiros LOUCOS POR JESUS? Seus dias tem sido em favor do evangelho As pessoas te acusam por você falar do amor de Deus? Se você esta numa vida confortável, você não ta vivendo um cristianismo verdadeiro.

“Se você quer uma religião confortável, eu definitivamente não aconselho o cristianismo” C.S.Lewis

4º Ponto: - Sofrimento, perseguição;
- O Diabo se levantara contra tudo o que fizer pelo evangelho;
- Mas em tudo o que passar pelo evangelho e por Deus, será para glorificar a Deus.

João 16:33 na parte ‘b’ do versículo diz: No mundo tereis aflição, mas tende bom animo, pois eu venci o mundo.

Não há o que temer, Deus é conosco. Só faremos conhecido o evangelho, trabalhando na obra, mas o que acontece nos dias de hoje, é que preferimos os 3 “S”: SALVOS, SENTADOS E SATISFEITOS.

Pensamos em nós, no nosso ego. Ta confortável assim, estou na minha zona de conforto. E enquanto isso, vidas lá fora estão morrendo por não conhecer o amor de Deus e, os culpados somos nós.

“Nosso  objetivo na Terra, é fazer o evangelho conhecido”.
Fazer as pessoas conhecer o amor de Deus. E quando morrermos, não seremos lembrados somente por fazer historia, mas por termos feito Deus conhecido. Estão seremos lembrados como: HOMENS/MULHERES DE DEUS.

“Adão culpou Eva. Eva culpou a serpente. E você, tem culpado quem por não fazer a vontade de Deus?” Rick Warren.

Para que hoje estivéssimos vida, Jesus morreu na cruz por mim e por você!